Home > Notícias

Claro anuncia as primeiras cidades com 4G no Brasil

Búzios, Parati e Campos do Jordão já contam com a tecnologia, operando em caráter experimental

Rafael Rigues

22/08/2012 às 12h01

Foto:

A Claro anunciou nesta terça-feira, durante o evento Qualcomm IQ 2012 em São Paulo, as três primeiras cidades brasileiras a receber uma rede de telefonia com tecnologia 4G. Elas são Búzios e Parati, no Rio de Janeiro, e Campos do Jordão, em São Paulo.

O anúncio foi feito por Carlos Zenteno, presidente da Claro, acompanhado por Paulo Bernardo, Ministro das Comunicações. De acordo com Zenteno, as cidades receberam uma rede operando em caráter experimental na frequência licenciada de 2.5 GHz. A expectativa é de, até Abril de 2013, ampliar o alcance da tecnologia para todas as cidades-sede da Copa das Confederações: Belo-Horizonte, Brasília, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro e Salvador. Até o final de 2013 outras cinco cidades receberão cobertura do novo serviço: Cuiabá, Manaus, Natal, Porto Alegre e São Paulo.

claro4g_anuncio-360px.jpg
Carlos Zenteno, Presidente da Claro (à esq.) e Paulo Bernardo, Ministro das Comunicações

A rede 4G permitirá aos clientes da Claro o acesso móvel à Internet em velocidades de até 100 Mbps, e em testes iniciais foi possível atingir 30 Mbps. A maior velocidade da rede permite usos como o streaming de vídeo em alta definição para dispositivos móveis. A tecnologia também promete melhor aproveitamento dos recursos da rede, reduzindo congestionamento e melhorando a qualidade do serviço. 

Aparelhos

Junto com a rede, chegam ao Brasil os primeiros aparelhos compatíveis com a tecnologia 4G. Em Setembro a Claro iniciará a comercialização do smartphone Motorola RAZR HD, que será o primeiro aparelho "pronto para 4G" no país (operando em 3G e 3G+ em cidades onde não há serviço 4G). Também serão comercializados modems para uso em notebooks, inicialmente produzidos pela Huawei, e posteriormente também modelos da ZTE.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail