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Claro e Vivo oferecem correio de voz visual no iPhone 3G

Operadoras planejam portais para serviços feitos para o celular da Apple. Claro diz que iPhone já tem Visual Voicemail; Vivo afirma que terá recurso até o fim do ano.

Henrique Martin, editor-assistente da Macworld Brasil

26/09/2008 às 10h19

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Com o lançamento oficial do iPhone 3G no Brasil e a divulgação da guerra de preços entre Claro e Vivo pelo aparelho, as operadoras começam a divulgar também seus serviços adicionais para o telefone da Apple. Uma das questões finalmente com resposta é que os donos de iPhone nas duas operadoras terão integrado o correio de voz visual (visual voicemail), que permite visualizar as mensagens de voz em uma lista.

"A Claro desenvolveu alguns aplicativos para o iPhone, incluindo o visual voicemail para ver quem telefonou", disse Fiamma Zarife, diretora de serviços de valor agregado da operadora. "Criamos também um portal Claro Idéias 3G para o iPhone para apresentar recursos e facilitar a navegação do cliente", afirmou a executiva durante a festa de lançamento do iPhone 3G. "O visual voicemail é um dos principais pontos do acordo com a Apple e já entra no ar agora", completou Erik Fernandes, diretor de marketing da Claro.

Fernandes também comentou a limitação nos planos de dados oferecidos para o iPhone na Claro. "É uma questão de escala, o usuário vai construir uma experiência e expandir seu uso. Acreditamos que os pacotes de dados estão acima da média de utilização, mas é tendência natural que eles aumentem. O timing vai ser determinado pelo mercado", afirmou.

A Vivo também pretende ter o visual voicemail em seus iPhones. "O serviço vai estar disponível na Vivo ainda este ano", disse Hilton Mendes, diretor de desenvolvimento de terminais da Vivo, durante as vendas iniciais do aparelho, durante a madrugada desta sexta-feira (25), na loja do shopping Cidade Jardim, em São Paulo. "Toda aplicação adicional para o iPhone passa pela App Store da Apple, e estamos tentando criar aplicações dedicadas aos nossos serviços e clientes", contou Mendes.

Mendes demonstrou em seu iPhone uma página na web criada para o usuário da Vivo formatada especialmente para o telefone. "Criamos o site com uma formatação parecida com a interface do iPhone, para que o usuário não perca a experiência e usabilidade do telefone. Tudo foi formatado em uma página única e você navega com uma experiência similar à do telefone", concluiu.

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