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Claro irá bonificar clientes que aceitarem propaganda no celular

Serviço a partir de dezembro e dará aos usuários, por exemplo, pacotes de mensagens de texto e bônus para navegar na web.

Fabiana Monte, da Computerworld

27/10/2009 às 15h19

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A operadora de telefonia celular Claro vai lançar, em dezembro, um serviço que permitirá a seus usários receberem propaganda em formato de imagem nos aparelhos celulares e serem premiados por isso.

A operadora ainda está avaliando como os consumidores serão recompensados, mas, de acordo com a diretora de serviços de valor agregado da Claro, Fiamma Zarife, os usuários receberão como prêmio minutos, pacotes de mensagens de texto e bônus para navegar na internet.

O serviço será ativado toda vez que o assinante encerrar uma ligação, quando a publicidade será projetada na tela do aparelho, em formato full screen. O anúncio permitirá o uso de diversos formatos de interação com o usuário, como click-to-call, click-to-video e click-to-image.

Para receber a propaganda, os clientes da Claro terão de baixar um software para seus telefones, chamado My Screen, da empresa homônima. Inicialmente, apenas usuários de aparelhos BlackBerry e aqueles com o sistema operacional Symbian (como modelos da marca Nokia, Samsung e SonyEricsson). Em janeiro, modelos com o sistema operacional Android e o iPhone também poderão receber o aplicativo.

Segundo Fiamma, a Claro não descarta fazer parcerias com os fabricantes de celular para que o software já venha embarcado nos aparelhos. Mas ela ressalta que a operadora tem grande preocupação em garantir que apenas clientes que aceitaram receber anúncios (que deram opt in, no jargão do mercado) sejam atingidos pelo serviço. "É muito mais fácil o cliente trocar de operadora do que de marca de refrigerante, por isso temos que ter muito cuidado para não queimar o canal", observa.

De acordo com Fiamma, mais de 50% da base de 42,3 milhões de clientes da Claro já deram opt in para receber propaganda em seus aparelhos. Esse aceite é obtido de diversas formas: no ato da assinatura do contrato, por SMS e por meio de formulários de pesquisa, por exemplo.

Tanto a operadora quanto a My Screen poderão vender o espaço publicitário diretamente para os anunciantes. A diretora da Claro diz que a desenvolvedora do software já está apresentando a oferta para diversas empresas e que a intenção é ter pelo menos um grande anunciante no lançamento do serviço. A receita proveniente dos anúncios é dividida pelas duas empresas.

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