Home > Notícias

Claro: lançamento do iPhone depende de homologação

Operadora diz que já fez pedido de compra de iPhone 3G, mas não dá mais detalhes sobre a chegada do telefone ao Brasil.

Henrique Martin, da Macworld Brasil

22/07/2008 às 15h37

Foto:

A operadora Claro já fez o pedido de compra do iPhone 3G, mas aguarda a homologação do aparelho pela Agência Nacional de Telecomunicações para que possa começar a vender o aparelho no mercado brasileiro.

"O iPhone saiu em 11 de julho nos Estados Unidos. Só depois dessa data que a Apple começou a oferecer o aparelho para que outros países iniciassem a homologação técnica, e cada um tem um processo diferente", disse João Cox, presidente da Claro, durante a divulgação dos resultados trimestrais da companhia nesta terça (11), em São Paulo. "Mas a ordem de compra já foi feita."

A operadora, embora questionada, não citou políticas de preços, data de lançamento ou até mesmo os modelos de iPhone que serão vendidos no Brasil. "Definir preço de iPhone no Brasil depende de três fatores: estratégia de vendas da Apple, impostos e a estratégia comercial da própria Claro", afirmou Cox. "Mas tem que seguir o passo da Anatel, os ritos da agência não devem ser desrespeitados", completou.

Cox disse ainda que a ausência da câmera para videochamada no iPhone 3G não fará diferença para os clientes da Claro que comprarem o aparelho. " O grande uso do 3G no celular é navegação na internet e acesso a e-mails", concluiu.

A Apple anunciou ontem que o iPhone 3G será lançado em mais 20 países no mês de agosto. O equipamento está com estoques esgotados nos Estados Unidos.

A Vivo, que diz que irá vender o telefone da Apple no Brasil, informou em um e-mail que "não tem novidade no cronograma da chegada do aparelho ao país".

A TIM, outra que também mostrou interesse na venda do equipamento, comentou, por e-mail, que “no dia 11 de julho, a Telecom Italia lançou o iPhone na Itália. A TIM está em negociação com a Apple para o Brasil”.  A Claro afirma ter mais de 100 mil interessados no iPhone já cadastrados em seu site.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail