Home > Notícias

Clone do Blog do Planalto terá moderação coletiva de comentários

Objetivo da medida é coibir abusos nas participações e estimular debate qualificado, segundo os organizadores do espaço.

Redação do IDG Now!

08/09/2009 às 9h42

Foto:

O clone do Blog do Planalto pretende adotar um sistema coletivo de moderação de comentários. A intenção foi manifestada em post publicado no Blog do Esfera, projeto voltado a ações em comunicação, política e novas tecnologias, responsável pela criação da cópia do canal de comunicação do governo federal.

Com o endereço http://planalto.blog.br (o oficial é http://blog.planalto.gov.br/), o espaço clonado copia o conteúdo publicado no blog original, com a diferença de permitir comentários por parte dos usuários.

A participação moderada tem o objetivo de coibir abusos e estimular o debate qualificado, consta no post com as explicações.  As regras de participação serão definidas em conjunto pelos internautas.

"Para manter o espírito de abertura do blog-clone, queremos chamar a comunidade para a participação nas seguintes ações: definir as especificações necessárias para uma solução de moderação colaborativa de comentários no clone do Blog do Planalto (atribuição de relevância aos usuários? denúncia de abusos? ranqueamento colaborativo de participações mais relevantes?), e identificar que tecnologia temos disponível para responder a essas necessidades. Estamos usando o Wordpress", consta no texto.

A comunidade também foi convidada a discutir os "parâmetros norteadores da ação coletiva para moderar dos comentários do clone (que tipo de abuso se quer coibir, que tipo de debate se quer promover, que/se algum tipo de postagem culmina na exclusão do comentário, etc)."

O projeto Esfera é conduzido pela jornalista Daniela Silva e pelo consultor de mídia social Pedro Markun.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail