Home > Notícias

Cloud computing é uma das dez tecnologias estratégicas de 2009

Além dela, o Gartner inclui Business Intelligence entre as apostas estratégicas. Saiba quais são as outras tecnologias.

Network World/EUA

15/10/2008 às 8h53

Foto:

A empresa de pesquisa Gartner revelou a lista de suas 10 mais importantes tecnologias estratégicas para 2009, que inclui cloud computing e business intelligence.

A maioria das tecnologias listadas pelo Gartner são as mesmas da lista do ano passado, como TI verde, mashups corporativos, arquitetura orientada a web, e comunicação unificada.

Virtualização, que já estava na lista no ano passado, passou a ser considerada a principal em função de sua capacidade de transformar o mercado de data centers.

Entre a principal inclusão, neste ano, está a cloud computing, que o Gartner define como "um estilo de computação no qual intensas capacidades de tecnologia são entregues como serviços para clientes externos usando a internet".

O Gartner diz que o principal benefício da cloud computing é a sua "elasticidade e escalabilidade, que reduz não apenas as barreiras de entradas, como também permite as empresas crescerem rapidamente".

Outros destaques da lista do Gartner são:

- a nova geração de servidores blades, que o Gartner descreve como o próximo passo na evolução destas máquinas;

- sistemas de business intelligence, usados para subsidiar decisões estratégicas. O Gartner diz que bons sistemas de BI podem ajudar líderes de negócios a "tomar decisões mais rápidas, melhores e bem informadas";

- sistemas heterogêneos, que o Gartner diz que são um "mix de tipos de processadores em um único hardware rodando um único sistema operacional.

Completa a lista de tecnologias estratégicas redes sociais.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail