Home > Dicas

Cloud computing: o que deve acontecer em 2010

Mercado será marcado pela queda nos preços, melhoria no desempenho, monitoramento mais detalhado e simplificação das ofertas.

IDG News Service

30/12/2009 às 12h21

Foto:

A computação em nuvem (cloud computing) ao longo de 2009 começou a ganhar espaço no ambiente corporativo, especialmente nas áreas de desenvolvimento, aplicativos menos críticos e também serviços.

Nota-se, agora, que os fornecedores dessa modalidade de serviços ainda procuram fortalecer a imagem de que a nuvem representa um item essencial aos negócios. Entre as iniciativas recentes dos fornecedores está o trabalho para criar padrões e melhorar a segurança, bem como adotar preços baseados no uso do software e não no custo por usuário.

Analistas dizem que, em 2010, mais empresas devem aderiar ao cloud computing e sugerem uma lista do que os fornecedores tendem a fazer e que irá afetar os negócios no setor.

Devemos ver redução do preço da computação em nuvem, com a oferta de modelos mais simples e mais baratos, novos sistemas de cobrança e métricas, acordos mais abrangentes, novas tecnologias, melhorias na questão da segurança com incremento nos sistemas de monitoramento, avanço dos padrões abertos, entre outras.

>> Para endender como cada essa evolução se dará, leia reportagem completa na Computerworld.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail