Home > Notícias

Cobra robótica feita em alumínio é capaz de escalar encanamentos

Equipamento desenvolvido por pesquisadores escandinavos tem sistemas visual e de impulso e será programado para fazer inspeções.

Redação do IDG Now!

24/06/2008 às 11h30

Foto:

O SINTEF Group, da Escandinávia, revelou na segunda-feira (23/06) que está desenvolvendo um robô que pode escalar e andar entre os cruzamentos de encanamentos, se contorcendo como uma cobra.

Os pesquisadores se inspiraram nos 'robôs-cobra' Anna Konda e AiKo, também do SINTEF. No ano passado, o Massachusetts Institute of Technology revelou uma nadadeira robótica inspirada em peixes.

O robô poderá se locomover em canos de diâmetros abaixo dos 20 centímetros. Os cientistas estão desenvolvendo seu sistema de impulso e um novo sistema visual para sua locomoção.

Por enquanto, a equipe usa o robô Mindstorm, da Lego, para treinar a visão da máquina, que funciona com uma câmera anexa e seguirá um mapa pré-programado.

Em combinação com os algoritmos criados pelos cientistas, o robô poderá andar sem a ajuda de humanos. Além de saber quando virar para a esquerda ou direita, o robô é capaz de gravar as tarefas designadas pelos pesquisadores.

O objetivo dos pesquisadores é criar um robô com 10 ou 11 módulos idênticos, cada um com um par de rodas de plástico e peso distribuído nas juntas. Um protótipo da 'cobra robótica' deve ficar pronto no final do ano. A versão final deve ser de alumínio, com comprimento de 1,5 m.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail