Home > Dicas

Coloque as fotos de viagem no mapa

Aplicativos para Mac ajudam a inserir marcas de localização em suas fotos e criar mapas interativos de viagem. Saiba como fazer.

Macworld/Reino Unido

26/12/2008 às 13h08

Foto:

A maioria das pessoas consegue lembrar onde tirou uma foto, mas não quando, certo? As câmeras digitais são boas para guardar a data e hora, além das configurações daquela imagem. Mas, tirando o iPhone 3G e alguns celulares com GPS, a maioria das câmeras não consegue gravar onde você fez o clique. Mas é fácil fazer isso depois usando marcas geográficas, ou simplesmente geotags.

Imagens com geotags ajudam a organizar e classificar melhor suas imagens. Ao buscar uma foto tirada em determinado local ou criar um mapa interativo da sua última viagem, por exemplo. Mas, antes de fazer qualquer coisa dessas, você precisa criar tags para suas imagens – e diversas ferramentas no Mac ajudam a fazer isso.

Insira as geotags
Em resumo, quando você insere a geotag na imagem, você apenas armazena as coordenadas de latitude e longitude para aquela imagem nos metadados do arquivo. Isso significa que você precisa conseguir essas coordenadas.

Usar o Google Earth é um dos meios mais fácil para isso. No software gratuito, você busca o local exato da sua foto e insere uma marcação (Add | Placemark) para conseguir as coordenadas exatas.

Você também precisa de um programa que insira essas coordenadas nas fotos. Gostamos do Geotagger, um programa gratuito que funciona junto com o Google Earth. Uma vez que você marcou a localização no Google Earth, arraste as fotos para o ícone do Geotagger. O programa abre, recupera as coordenadas do Earth e insere nos metadados das imagens.

No iPhoto: o organizador de fotos da Apple não insere geotags. Você precisa usar o Geotagger antes de importar as fotos para o iPhoto ou, para as imagens que já estão na sua biblioteca, o Geophoto, da Ovolab, faz a tarefa. O programa custa 25 dólares.

ovolab-interna
Geophoto

Como no Google Earth, o Geophoto mostra um globo interativo. Clique no botão Media para importar as imagens do iPhoto ou aperture, e as arraste para o mapa para marcar com a localização. A visão do globo não é tão próxima do local como no Google Earth, mas você pode usar o pequeno painel do Google Maps no lado esquerdo da tela para aproximar e localizar posições específicas.

Uma vez que você localizou as imagens, selecione Item | Update Original With Location Information para inserir os dados de localização às fotos originais na biblioteca do iPhoto. Os dados ficam guardados na imagem. O Geophoto também funciona como um visualizador de imagens:  mostra suas fotos espalhadas pelo globo e permite buscas por locais.

Veja e compartilhe suas imagens com geotags
Uma vez que suas fotos já estão com geotags, existem diversas maneiras de explorar os dados de localização dentro delas.

No Mac OS X 10.5, abra a imagem no Preview (usuários de iPhoto precisam exportar a imagem primeiro) e selecionar Tools | Inspector. Se a imagem tem uma geotag, você verá uma aba GPS na janela More Info do Inspector. Clique no botão Locate e o Preview irá abrir seu navegador e mostrar a localização no Google Maps.

Mas o mais divertido é criar mapas com as fotos da viagem para compartilhar. No iPhoto, use o plug-in gratuito iPhotoToGoogleEarth, que exporta um arquivo KMZ das imagens com tags geográficas. Os arquivos KMZ guardam informações do Google Earth. Depois de instalar o plug-in, selecione as imagens que quer compartilhar e, na opção Export do iPhoto, escolha o iPhotoToGoogleEarth. Digite o nome do arquivo e clique em Export.

O arquivo KMZ sera gravado no seu disco rígido. Dê um duplo clique nele para abrir o Google Earth. Você verá um ícone de imagem em cada localização com marcas das suas fotos. Dê um duplo clique no ícone da foto para vê-la por completo. E para compartilhar sua viagem, envie o arquivo KMZ por e-mail (quem for ver precisa ter o Google Earth instalado). O HoudahGeo (25 euros) realiza a tarefa de marcar imagens e exportar o arquivo KMZ sem precisar usar o iPhoto.

E, finalmente, o site de compartilhamento de fotos Flickr também aceita dados de localização, e mostra suas imagens em um mapa ou busca por fotos com marcações de locais. Para ativar esse recurso, crie uma conta no Flickr (ou se conecte a ela) e selecione You | Your Account | Privacy & Permissions. Clique no botão Edit próximo à opção Import EXIF Location Data. Agora, quando você importar fotos com geotags, você pode usar a aba Map para ver as fotos em cada local.

O Flickr também tem sua interface para criar geotags. Entretanto, o site não permite o uso das geotags por outros aplicativos – é melhor marcar as imagens antes de fazer o upload para o Flickr.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail