Home > Dicas

Coloque seus DVDs dentro do smartphone

Use dois programas gratuitos para converter os discos em arquivos de vídeo compatíveis com seu smartphone Android (e seu PC), preservando trilhas de áudio e legendas

Rafael Rigues, PCWorld Brasil

15/03/2012 às 15h51

Foto:

Se você tem uma grande coleção de DVDs e um smartphone Android, especialmente os modelos com telas grandes como o Samsung Galaxy S, Samsung Galaxy S II, Motorola Atrix ou Motorola RAZR, só para citar alguns exemplos, porque não combinar os dois e criar uma biblioteca portátil de vídeos?

O processo de “ripar” um DVD e convertê-lo em um vídeo que possa ser reproduzido no smartphone já foi algo complexo, mas hoje em dia bastam dois programas fáceis de usar e algumas horas. O resultado será uma versão “de bolso” de seus filmes favoritos, com recursos como múltiplas trilhas de áudio, capítulos e legendas, que não deixa nada a desejar aos discos em sua prateleira. 

Preparativos

Para converter seus filmes você vai precisar de dois programas, ambos gratuitos e multiplataforma. Ou seja, rodam tanto em PCs com Windows quanto em Macs. São eles:

MakeMKV: Ele é o “ripper”, o programa que vai extrair (“ripar”, no jargão) os arquivos de áudio, vídeo e legendas do DVD e empacotá-los em um arquivo MKV que pode ser facilmente convertido com um outro programa

Handbrake: Ele é o “encoder”, o programa que vai pegar o arquivo MKV gerado pelo MakeMKV e convertê-lo (processo apelidado de “encoding”) para um formato compatível com o smartphone.

Você vai precisar também de espaço em disco. Até 8 GB para o arquivo MKV (dependendo do filme) e mais alguns GB para o filme convertido e arquivos temporários. No geral, recomendo no mínimo 12 GB de espaço livre em disco se você quiser seguir nossas instruções.

Para assistir o filme convertido você precisará instalar o Dice Player em seu smartphone Android. Gratuito, ele é um dos melhores media players para a plataforma: é compatível com múltiplos formatos de áudio e vídeo, suporta legendas e é capaz de reproduzir vídeo em alta-definição em uma variedade de aparelhos. Se você tem um vídeo que não “toca” no player padrão de seu smartphone, experimente no Dice Player.

Ripando

O primeiro passo é extrair o áudio, vídeo e legendas de seu DVD. Insira o disco com o filme no drive e abra o MakeMKV. Após alguns instantes você deve ver a janela abaixo.

makemkv_main-360px.jpg
A janela principal do MakeMKV: clique no ícone do DVD para "abrir" o disco

Clique no botão com ícone de um DVD e um HD (Open DVD Disc) para “abrir” o DVD. O programa irá analisar o disco, vasculhando seu conteúdo e determinando o sistema de proteção anticópia em uso (e como burlá-lo). Depois de alguns minutos você verá outra janela:

makemkv_titulo-360px.jpg
Depois da análise, o MakeMKV permite escolher quais trilhas de áudio e legendas você quer incluir no arquivo MKV

Ela lista os vários “títulos” no disco. O filme é geralmente o título (Title) maior ou mais longo. Clique na setinha ao lado dele para selecionar os itens (idiomas e legendas, ou "Audio" e "Subtitles") que lhe interessam, e desmarque todo o resto. Clique no botão Make MKV (o HD com uma seta verde) para criar o arquivo MKV com o conteúdo selecionado. O processo deve demorar alguns minutos (cerca de 30 é a média, talvez mais, talvez menos), dependendo da velocidade de seu computador, do HD, do drive de DVD e do próprio DVD. 

Quando o MakeMKV terminar a extração você deve ter em seu HD, dentro da pasta C:\Video, um arquivo .MKV de vários GB com seu filme. Agora é hora de convertê-lo em algo que seu smartphone possa tocar.

Convertendo

Abra o Handbrake, clique no botão Source, clique em Video File e indique o arquivo .MKV que foi criado com o MakeMKV. Clique no botão Browse próximo ao campo File (sob Destination) e escolha o lugar onde o arquivo convertido será gravado e seu nome.

Na lista de Presets à direita da janela do Handbrake selecione ”iPhone 4”. Com isso iremos criar um arquivo m4v compatível com os aparelhos da Apple, e que também toca perfeitamente em smartphones Android. 

handbrake-360px.jpg
O Handbrake é o programa que converterá seu "DVD" em algo compatível com o smartphone

Clique na aba Audio. Aqui iremos especificar quais trilhas de áudio do DVD iremos incluir no arquivo final, ou seja, na hora de assistir o filme poderemos escolher entre o áudio original ou a dublagem (se ela existir no DVD). Clique na setinha ao lado do botão Add Track e escolha Add All. Todas as trilhas de áudio que você selecionou lá no MakeMKV devem aparecer na lista.

Agora clique em Subtitles, e novamente clique na setinha ao lado do botão Add e em Add All. Todas as legendas que você selecionou no MakeMKV devem aparecer na lista. Agora é só clicar no botão Start no topo da janela do Handbrake e esperar.

O processo de conversão é demorado. Um PC com um processador hexa-core Intel Core i7 3960X de 3.3 GHz e 8 GB de RAM levou cerca de 40 minutos para converter um filme de 2 horas e 20 minutos. Um MacBook Air com um processador dual-core Intel Core i5 de 1.6 GHz e 4 GB de RAM levou cerca de 3 horas. Já um PC com um processador dual-core Intel Core 2 Duo de 2.9 GHz e 4 GB de RAM levou mais de 6 horas. Deixe o micro trabalhando e vá dormir.

Tocando

O resultado de todo o processo deve ser um arquivo com a extensão .m4v de cerca de 1.5 GB (o tamanho pode variar de acordo com o filme, quantidade de trilhas de áudio, etc), que é o seu DVD convertido. Agora basta copiá-lo para o cartão de memória de seu smartphone Android usando um cabo USB e tocá-lo com o Dice Player. O arquivo .MKV criado no primeiro passo pode ser apagado.

Na hora em que você abrir o vídeo o app perguntará qual legenda você quer usar. Para mudar a trilha de audio toque no botão Menu e em Select Audio Track. Para mudar a legenda, toque Menu e em Subtitle Language.

atrix_batman-360px.jpg
Depois de converter o filme, você poderá assistí-lo no smartphone...

vlc_batman-360px.jpg

...ou no PC, com o VLC

Você também pode assistir este filme no computador usando o VLC, um dos melhores players da atualidade. O programa é gratuito, roda em PCs com Windows, com Linux e em Macs e toca praticamente qualquer formato de vídeo que você puder encontrar. Depois de instalá-lo, abra o filme clicando em Mídia/Abrir Arquivo, selecione o idioma do áudio clicando no menu Áudio/Trilha de Áudio, e as legendas clicando em Video/Trilha de Legendas. Bom filme!

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail