Home > Dicas

Coloque um atalho para a lixeira na Barra Lateral do Finder

Saiba como criar um atalho para o Lixo e, mais importante, trocar o ícone da pasta para descartar arquivos com mais facilidade.

Macworld/EUA

11/02/2009 às 14h40

Foto:

Jogar um arquivo fora é muito fácil no Mac OS X – arraste para o Lixo, use o botão Mover para o Lixo na barra de ferramentas do Finder ou use o atalho Command-Delete no teclado. Mas dá também para colocar um atalho para a lixeira na Barra Lateral do Finder.

O primeiro passo é simples: abra uma janela do Finder, deixe-a em modo de visão por colunas (Command-3) e pressione Shift-Command-G (atalho para Ir | Ir para Pasta). No campo, digite (ou copie daqui, é mais fácil) o comando ~/.Trash e dê enter.

Isso irá abrir uma janela com o conteúdo do Lixo. Você verá essa pasta com um ícone acinzentado – já que essa pasta é invisível. Para colocá-la na Barra Lateral do Finder, não dá para arrastar e soltar. Mas é possível usar o atalho Command-T (Arquivo | Adicionar à Barra Lateral). Pronto, seu Lixo está na barra lateral.

Só que temos um pequeno problema aqui: o ícone do Lixo aparece como uma pasta padrão – o que é um tanto perigoso para arrastar um arquivo por engano. Então, como colocar o ícone de Lixo na Barra Lateral.

Deixe essa pasta .Trash aberta, e também dê um Command-I (Arquivo | Obter Informações) para deixar os dados à mostra dessa pasta.

Clique no ícone do Lixo no Dock e abra o Lixo – certifique-se de que a Barra de Caminhos está visível (Visualizar | Mostrar Barra de Caminhos), que fica na parte inferior da janela do Finder. Dê um control-clique no Lixo da Barra de Caminhos e selecione Obter Informações.

Agora, você tem duas janelas Obter Informações abertas. Na do Lixo, clique no pequeno ícone no topo da janela, ao lado do nome da pasta (Lixo/Modificado - como na imagem abaixo), dê um Command-C para copiar o ícone. Selecione o pequeno ícone na janela do .Trash e Command-V para colar o ícone.

dica-lixo-sidebar

(Outros ícones de lixeira estão em coleções da The Icon Factory ou da InterfaceLIFT)

Se tudo funcionou certo, sua lixeira da Barra Lateral mostra um ícone correto. Se o ícone da pasta continuar a mostrar uma pasta azul, remova a pasta da Barra Lateral e repita o primeiro passo.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail