Home > Notícias

Com 97%, iPad domina mercado de tablets nas empresas

Segundo pesquisa, tablet da Apple aumentou em 3% participação entre usuários corporativos no trimestre; iPhone 4S foi o produto móvel mais popular no período

IDG News Service / EUA

26/04/2012 às 18h39

Foto:

O domínio da Apple sobre o Android no mercado corporativo de tablets cresceu no primeiro trimestre deste ano, de acordo com uma pesquisa da fabricante de gerenciamento wireless de e-mails e aparelhos Good Technology. O iPad foi responsável por 97,3% dos tablets ativados por usuários de empresas nesse período, segundo o estudo.

A Good continuamente analisa quais aparelhos são usados entre seus milhares  de clientes corporativos e governamentais. A maioria deles está baseada nos EUA, mas os dados também levam em conta ativações globais, de acordo com uma porta-voz da empresa. Vale notar que os aparelhos da RIM, como o Playbook, não fizeram parte da pesquisa.

A participação da Apple nesse mercado cresceu em relação aos 94,7% registrados nos últimos três meses de 2011. Em consequência, a fatia do Android entre os usuários corporativos de tablets caiu de 5% para apenas 2,7%.

Os três modelos do iPad eram a escolha certeira entre as empresas e também bastante populares em meio aos funcionários que podiam levar seus próprios aparelhos ao trabalho, informa a Good Technology. Por outro lado, a pesquisa nota que os tablets Android não estão ganhando essa locomoção entre seus consumidores.

O setor de serviços financeiros é onde encontramos a maior parte dos usuários de iPad, seguido pelas companhias de administração e serviços profissionais e o setor de ciências biológicas.

O problema para a plataforma Android é que não existem vantagens de preço e desempenho ao se escolher um dos seus produtos, afirma o vice-presidente de pesquisa da consultoria Gartner, Leif-Olof Wallin.

“Ninguem em sã consciência compra um aparelho que não tenha o mesmo prestígio pelo mesmo preço quando não estão adquirindo um hardware que é melhor. A Apple ainda tem uma grande vantagem”, disse.

Também temos mais software corporativos sendo customizados para os iPads, explica Wallin.

Por enquanto, a Apple tem dominado o mercado de tablets, mas a chegada dos primeiros tablets baseados no Windows 8 devem afetar os números de ativações, aponta a empresa autora da pesquisa.

O agora “velho” iPad 2 ainda foi o tablet mais popular da Apple no primeiro trimestre, e o segundo aparelho mais famoso de modo geral. A terceira geração do tablet da Apple conseguiu um ótimo início entre os usuários e corporativos e já figurou como o quarto aparelho móvel mais popular – incluindo tablets e smartphones – mesmo só tendo chegado às lojas no final desse primeiro trimestre.

Entre todos os aparelhos mobile, o iPhone 4S foi o produto mais popular com uma grande vantagem, de acordo com a pesquisa da Good. O mais recente smartphone da Apple registrou um número recorde de 37% de ativações entre os clientes da Good. O iPhone 4 ficou em terceiro lugar.

O resultado geral foi de iOS com 80% e Android com 20%, em comparação com 71% e 29%, respectivamente, atingidos no último trimestre de 2011.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail