Home > Notícias

Com a compra do Symbian, Nokia pode abrir código do sistema

Para combater Android, Nokia compra maior participação na Symbian e anuncia planos de tornar abertas partes do código do sistema.

IDG News Service/Suécia

24/06/2008 às 8h39

Foto:

A Nokia revelou nesta terça-feira (25/06) planos de comprar toda a Symbian, que desenvolve o sistema para telefones celulares homônimo usado na maioria dos seus aparelhos. A gigante finlandesa possui atualmente cerca de 48% da companhia e pagará 410 milhões de dólares pelo resto.

Junto ao anúncio da compra, a Nokia afirmou que se juntou a Sony Ericsson, Panasonic Mobile Communications e Siemens, que representam cerca de 91% da participação do Symbian no mercado, para ajudar a promover o novo modelo do sistema.

Leia também:
> Android e iPhone abrem oportunidades
> Veja aplicações do Android em ação
> Fotos: novo iPhone 3G

A Samsung, também detentora de ações da Symbian, ainda não comentou, mas a Nokia afirmou que espera que a companhia concorde com a venda.

Também foi anunciada na terça a formação da Symbian Foundation, que terá como membros, além da Nokia, Sony Ericsson, Motorola, NTT DoCoMo, AT&T, LG Eletronics, Samsung Electronics, STMicroelectronics, Texas Instruments e Vodafone. Todas terão acesso ao sistema operacional por meio de uma licença que não cobra royalties.

O anúncio unirá os sistemas S60, UIQ e MOAP da Symbian para criar uma plataforma aberta de software e um competidor mais forte na batalha com outras plataformas.

O anúncio é uma reação tardia frente à entrada do Google no setor, com seu sistema Android, que, conforme revelou o The Wall Street Journal, encarará atrasos para chegar às prateleiras.

Para competir tanto com o Google com a LiMo Foundation nas mesmas condições, a Symbian Foundation tornará aberta parte do código do sistema operacional no lançamento oficial da investida. Mais códigos do projetos serão oferecidos pelos próximos dois anos sob a licença Eclipse Public License, segundo o anúncio.

A Nokia espera que a aquisição esteja completa durante o último trimestre de 2008.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail