Home > Notícias

Com ajuda da Google, HTC entra com novo processo contra Apple

Fabricante de smartphones usou patentes vindas da companhia do Android para "turbinar" ações contra rival; empresas brigam na Justiça dos EUA.

IDG News Service/EUA

08/09/2011 às 10h31

Foto:

Armada com novas patentes transferidas da Google, a HTC entrou com um novo processo contra a Apple e retificou duas ações legais anteriores. A HTC entrou com uma nova ação contra a Apple na quarta-feira (7/9), na corte de Delaware, nos EUA.

A fabricante asiática acusa a “maçã” de violar quatro de suas patentes por meio de vários produtos, como os computadores Mac, o iPhone, iPod e iPad, e os serviços MobileMe e iCloud. As quatro patentes em questão foram originalmente designadas para a Motorola, mas foram todas transferidas para a Google entre o fim do ano passado e o início deste ano. E então, nesta semana, elas foram repassadas à HTC.

A companhia não respondeu aos nossos questionamentos sobre se comprou  as patentes da Google.

Além disso, na quarta-feira, a HTC retificou sua denúncia contra a Apple junto a Comissão Internacional de Comércio dos EUA (ITC) para reivindicar cinco patentes que pertenciam à Google. Essas patentes foram originadas com a Palm e a Openwave, depois foram transferidas para a Google e na última semana chegaram às mãos da HTC.

A HTC ainda retificou outro processo anterior, feito em Delaware, para adicionar novas patentes a ação.

Longa disputa
As novas denúncias da HTC são as mais recentes em uma batalha contínua com a Apple, que já atacou várias licenças do sistema rival Android nos tribunais. As disputas são indicativas de como o mercado de smartphones tornou-se competitivo. A Apple, com o iPhone, e o Android, com várias fabricantes e aparelhos, dominam o mercado de telefonia móvel nos Estados Unidos.

Em julho deste ano, a ITC emitiu uma determinação inicial de que a HTC teria infringido duas patentes da Apple. A Comissão também concordou em investigar um processo separado da Apple contra a HTC e outro da HTC contra a Apple.

A HTC possuía um portfólio de patentes relativamente fraco em relação aos seus rivais. Ter acesso às novas patentes da Google poderia ajudar a empresa a melhorar suas defesas nas disputas com a Apple.

Além do processo contra a HTC, a Apple já entrou com ações contra Samsung e Motorola e já conseguiu banir a vendas de tablets da Samsung (com sistema Android) na Europa e na Austrália.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail