Home > Notícias

Com Firefox 3, Mozilla amplia participação no mercado de navegadores

Uso do browser teria aumentado 0,76%, mas pesquisa pode ter contado duas vezes usuários que fizeram upgrade no dia do lançamento.

ComputerWorld/EUA

24/06/2008 às 9h02

Foto:

Após o lançamento do Firefox 3, o browser de código aberto da Mozilla conquistou participação no mercado às custas dos rivais Internet Explorer e Safari, segundo dados da Net Applications.

Mais sobre o Firefox 3:
> Conheças as novidades do navegador
> Baixe o Firefox 3 em português para Windows
> Baixe o Firefox 3 em português para Mac OS
> Fotos: veja os detalhes do novo Firefox
> Compare: Firefox 3 versus IE 8, Safari 4 e Opera 9.5
> Brasileiros celebram lançamento do Firefox 3
> Firefox 3 falha em gerenciamento, dizem CIOs

A participação do Firefox finalizou a semana em 19,17%, disse Vince Vizzaccaro, vice-presidente executivo de marketing da empresa de medição na Web. Este número está 0,76 ponto percentual acima do 18,41% alcançados em maio.

A maior parte deste ganho vem às custas do Internet Explorer, da Microsoft, mas o Safari, da Apple, também decaiu semana passada. O IE ficou 0,8 ponto percentual abaixo de seu número no final de maio, caindo para 72,95%, disse Vizzaccaro, enquanto o Sarafi caiu 0,1 ponto percentual para 6,15%.

O Opera Software, que recentemente lançou a versão 9.5 de seu navegador, ficou levemente acima, de 0.75% contra 0,71% em maio.
++++
Vizziccaro alertou que não leu muito sobre os recentes números do Firefox. “Nós mostramos o Firefox subindo, mas quero prevenir que isso pode ser uma alta artificial”, disse. Com o modo com que o Net Applications conta os visitantes únicos, é possível que algumas pessoas tenham sido contadas duas vezes na semana passada.

Um usuário que visitou um site monitorado com Firefox 2, por exemplo, e depois baixou e instalou o Firefox 3 e revisitou o mesmo site naquele dia seria contado duas vezes, completou Vizzaccaro.

Pode levar semanas para obtermos uma imagem mais precisa da conquista do Firefox, se for o caso, ser revelada, disse.

A Net Applications produz seus dados sobre participação dos browsers a partir do tráfico de aproximadamente 40 mil sites de negócios que a empresa monitora para clientes.

A Mozilla promoveu o lançamento do Firefox 3 em 17 de junho com uma corrida recorde de downloads que tomou mais de 8,3 milhões de cópias do browser em suas primeiras 24 horas. Às 13h desta segunda-feira (23/06) o contador da Mozilla mostrava 17,9 milhões de downloads do novo browser.
++++
Separadamente, a Net Applications tem feito o monitoramento hora-a-hora da participação de mercado do Firefox 3. De acordo com a empresa, o Firefox 3 estava com 4% de share no final da segunda.

Mas com menos de um quarto disso é atribuído à conquista de usuários de seus browsers rivais. É claro que o volume do crescimento do novo browser vem de usuários realizando o update para a versão mais atualizada, disse Vizzaccaro.

Baseado nas tendências, Vizzaccaro havia projetado no início deste mês que o Firefox atingiria 20% do market share em julho.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail