Home > Notícias

Com iPad, Apple supera HP em vendas de computadores

Segundo consultoria Canalys, empresa da maçã registrou crescimento de 6% no trimestre para derrubar rival da liderança

IDG News Service / EUA

31/01/2012 às 17h02

Foto:

A Apple derrubou a HP da liderança como maior fabricante de computadores do mundo nos três últimos meses de 2011, informa um relatório da consultoria Canalys.

A empresa informou que a Apple foi responsável por 17% de um total de 120 milhões de computadores vendidos no trimestre. No entanto, a maioria dos computadores vendidos pela maçã é de iPads. Dos 20 milhões de equipamentos que a Canalys afirma que a empresa vendeu no final do ano passado, 15 milhões eram tablets e apenas 5 milhões Macs.

Apenas a Apple e a Lenovo registraram aumento em suas participações no mercado durante o último trimestre, informa a Canalys. Mas mesmo a Apple veria uma queda de participação de 0,4%, caso os tablets fossem removidos dos números de vendas.

Os ganhos de mercado da Lenovo foram de 2% no período, enquanto que a Apple registrou um pouco mais, com 6%.

De acordo com a Canalys, a Lenovo subiu de posição no mercado ao aumentar a distribuição dos seus produtos na Europa Ocidental, por meio da aquisição da empresa alemã Medion.

A antiga líder HP, que ficou em segundo lugar no ranking da Canalys, com 12,7% do mercado, está alinhando sua estratégia para os tablets. Por isso, suas vendas nesse segmento foram limitadas no trimestre.

facebook foto 3D

Incluir os tablets nos números de vendas de computadores não beneficia apenas a Apple. Segundo a Canalys, isso faz a indústria toda parecer mais “saudável”, uma vez que 22% de todas as vendas de PCs no período foram de tablets. Esses dados incluem o Kindle Fire, da Amazon, e o Nook, da Barnes & Noble.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail