Home > Notícias

Com iPad, Apple supera HP em vendas de computadores

Segundo consultoria Canalys, empresa da maçã registrou crescimento de 6% no trimestre para derrubar rival da liderança

IDG News Service / EUA

31/01/2012 às 17h02

Foto:

A Apple derrubou a HP da liderança como maior fabricante de computadores do mundo nos três últimos meses de 2011, informa um relatório da consultoria Canalys.

A empresa informou que a Apple foi responsável por 17% de um total de 120 milhões de computadores vendidos no trimestre. No entanto, a maioria dos computadores vendidos pela maçã é de iPads. Dos 20 milhões de equipamentos que a Canalys afirma que a empresa vendeu no final do ano passado, 15 milhões eram tablets e apenas 5 milhões Macs.

Apenas a Apple e a Lenovo registraram aumento em suas participações no mercado durante o último trimestre, informa a Canalys. Mas mesmo a Apple veria uma queda de participação de 0,4%, caso os tablets fossem removidos dos números de vendas.

Os ganhos de mercado da Lenovo foram de 2% no período, enquanto que a Apple registrou um pouco mais, com 6%.

De acordo com a Canalys, a Lenovo subiu de posição no mercado ao aumentar a distribuição dos seus produtos na Europa Ocidental, por meio da aquisição da empresa alemã Medion.

A antiga líder HP, que ficou em segundo lugar no ranking da Canalys, com 12,7% do mercado, está alinhando sua estratégia para os tablets. Por isso, suas vendas nesse segmento foram limitadas no trimestre.

Incluir os tablets nos números de vendas de computadores não beneficia apenas a Apple. Segundo a Canalys, isso faz a indústria toda parecer mais “saudável”, uma vez que 22% de todas as vendas de PCs no período foram de tablets. Esses dados incluem o Kindle Fire, da Amazon, e o Nook, da Barnes & Noble.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail