Home > Notícias

Com iPhone e Android, futuro do BlackBerry nas empresas é tenebroso

Estudo de consultoria revela que 30% dos funcionários em companhias com mais de 10 mil funcionários querem trocar de plataforma

Network World/EUA

20/10/2011 às 16h12

Foto:

Clientes corporativos, que sempre foram a proteção da RIM contra o iPhone e os smartphones Android, estão abandonando o navio.

Uma nova pesquisa feita pela consultoria Enterprise Management Associates (EMA), revelou que 30% dos usuários de aparelhos de BlackBerry em empresas com 10.000 funcionários ou mais planejam migrar de plataforma em 2012.

A EMA afirma que isso causará uma redução significativa na parcela de mercado da RIM no setor corporativo, que atualmente é de 52%.

“Esperávamos que a RIM perdesse parte da sua fatia de mercado, mas os resultados foram muito mais dramáticos do que pudemos antecipar”, informou o diretor de pesquisas da consultoria, Steve Brasen. “Tanto empregados como empresas disseram que estão amplamente abandonando o BlackBerry para migrar para dispositivos Android e iOS, e essa pesquisa foi feita antes da falha na rede da RIM, o que pode aumentar ainda mais a taxa de migração”.

A EMA informou que a insatisfação é o principal motivo do abandono da plataforma, e apenas 16% dos usuários disseram estar “totalmente satisfeitos” com o BlackBerry, contra 44% entre os do iPhone, da Apple.

Em geral, a participação da RIM no mercado de smartphones vem diminuindo ao longo dos últimos dois anos. A Nielsen relatou no mês passado que os dispositivos BlackBerry representam 18% de todos os smartphones usados por assinantes nos EUA, bem atrás dos concorrentes Android (43%) e iPhone (28%).

No começo da semana passada o serviço da rede BlackBerry foi interronpido por quase três dias consecutivos. A empresa, desde então, passou a oferecer aos aplicativos premium de graça para seus clientes como forma de compensar o transtorno.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail