Home > Notícias

Com iPhone em alta, Apple derrota RIM em sua terra natal

Segundo dados da consultoria IDC, smartphone da Apple vendeu 2,85 milhões de unidades em 2011 no Canadá contra "apenas" 2,08 milhões de BlackBerrys comercializados

Macworld / Reino Unido

23/03/2012 às 15h41

Foto:

A Research in Motion (RIM) está enfrentando a desonra de ser derrotada pela Apple na sua terra natal, com o iPhone tendo superado o BlackBerry em vendas no Canadá no ano passado.

Dados da empresa de pesquisas de mercado IDC, noticiados pela Bloomberg, mostram que a fabricante de smartphones e tablets baseada em Ontario vendeu 2,08 milhões de smartphones em 2011 no Canadá contra 2,85 milhões de unidades de iPhone comercializadas no mesmo período no país.

A RIM sempre se saiu bem contra a Apple na sua terra natal – em 2008, os BlackBerrys superaram em cinco para um as vendas do iPhone. Em 2010, a Research in Motion vendeu cerca de 500 mil smartphones a mais do que a Apple no país.

No entanto, ainda existem alguns mercados em que a RIM está bem a frente da Apple, como o Oriente Médio e a América Latina – o serviço BlackBerry Messenger é um importante aliado da empresa nesses mercados.

O sucesso da RIM no passado acontecia em parte por causa do relacionamento da companhia com operadoras, que em troca “empurravam” os aparelhos BlackBerry para seus clientes, assim como grandes empresas, que compravam os gadgets para seus funcionários.

No entanto, a tendência cada vez maior de BYOD (trazer seu próprio aparelho, em tradução livre) no ambiente de trabalho ajudou a Apple, com muitos trabalhadores optando pelo iPhone em razão da grande quantidade de opções de apps para também usar seus aparelhos com fins profissionais.

Enquanto isso, a RIM está em busca de um desenvolvedor para apps iOS, revelou uma postagem recente de vagas de trabalho na rede social profissional LinkedIn. De acordo com a empresa, essa busca acontece para ajudar o desenvolvimento de sua plataforma BlackBerry Mobile Fusion, que é feita para ajudar empresas a gerenciarem uma ampla variedade de aparelhos móveis, incluindo BlackBerrys, iPhones e Android.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail