Home > Notícias

Líder entre os Macs, Intel agora mira novo iPhone

Atualmente, fabricante está presente em todos os computadores da Apple, mas vê rival ARM dominar aparelhos móveis da empresa, como iPad e iPhone

IDG News Service / EUA

14/05/2012 às 17h20

Foto:

A Intel espera atrair a Apple com seu novo foco em chips para smartphones, como revelou o CEO da companhia, Paul Otellini, durante um evento da companhia na última semana. As informações são da Forbes.

A fabricante de processadores entrou no mercado de smartphones apenas no último mês, mas planeja lançar rapidamente chips que melhorem o desempenho e a eficiência de energia nesses aparelhos. Os novos processadores serão baseados em novos processos de fabricação que trazem maior duração de bateria e melhoram o desempenho dos smartphones.

“Nosso trabalho é assegurar que nosso silício seja tão atrativo, em termos de fazer o Mac rodar melhor ou ser um iPad melhor, que à medida que eles tomem essas decisão não podem nos ignorar”, afirmou Otellini.

A Apple atualmente utiliza processadores Intel em seus computadores desktop e notebook, mas possui chips da ARM no iPhone e no iPad. A ARM é a principal rival da Intel nos  smartphones, com cerca de 95% desse mercado. Otellini disse que apesar de a Intel ainda ser nova nesse segmento, pretende roubar participação da rival ARM entre os smartphones.

Até o final do ano, a Intel vai lançar um chip para smartphone de alta performance chamado Atom Z2580, que terá um processador dual-core e capacidades LTE 4G. O processador fornecerá o dobro do desempenho do atual chip dual-core da companhia, o Atom Z2460, que é pode ser encontrado no smartphone X900, da Xolo. Ambos os chips são produzidos utilizando o processo de 32 nanômetros.

Para o ano que vem, a companhia prepara um chip Atom de baixo consumo de energia para smartphones de alta performance. Com o codinome Merrifield, o processador terá um novo design e núcleo gráfico, além de entregar uma “experiência mais imersiva” do que os smartphones atuais, afirma o gerente geral da Intel, Mike Bell.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail