Home > Notícias

Com novo sistema móvel, Mozilla rejeita levar Firefox para iPhone

Durante evento SxSW, nos EUA, executivo da empresa reforçou que não há planos de lançamento enquanto Apple não mudar regras.

Macworld / EUA

11/03/2013 às 14h59

iphone5_435.jpg
Foto:

A Mozilla não pretende criar uma versão do seu navegador Firefox para iOS a não ser que a Apple mude suas regras, afirmou o vice-presidente de produto da empresa, Jay Sullivan, no final de semana durante o evento South by Southwest, nos EUA. As informações são da CNET.

Durante sua participação no evento realizado em Austin, Sullivan confirmou que a empresa não está criando uma versão iOS do Mozilla e nem tem planos para isso. O ponto de conflito é que a Apple exige que navegadores de terceiros usem as engines do Safari (browser da Apple) para renderizar páginas e JavaScript. Vale notar que o Google Chrome possui versões para iPhone e iPad – o Opera deve ser o próximo a chegar aos gadgets mobile da Apple.

Essa não é a primeira vez que a Mozilla se mostra contra lançar seu browser para o sistema móvel da Apple – em 2009 e 2011, outros executivos da companhia já haviam feitos afirmações parecidas.

Além disso, em setembro do ano passado a empresa retirou da App Store seu aplicativo Firefox Home, um software com sincronização de abas e favoritos do seu navegador.

A afirmação de Sullivan vem em meio a espera pela chegada dos primeiros smartphones com o sistema Firefox OS, da Mozilla – entre as parceiras da empresa estão fabricantes de aparelhos como Alcatel, Huwaei, LG e ZTE. 

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail