Home > Notícias

Com protocolo SPDY, Google quer turbinar navegação na internet

Testes realizados pelo buscador mostram um aumento de 55% na carga de páginas usando conexões domésticas.

Redação do IDG Now!

13/11/2009 às 11h18

Foto:

O Google divulgou nesta quinta-feira (12/11) informações sobre o SPDY (pronunciado SPeeDY). Trata-se do começo de um projeto de pesquisa que busca tornar a web mais rápida.

Em sua essência, o SPDY é um protocolo de camada de aplicativo para o transporte de conteúdo na web. A plataforma é desenvolvida especificamente para tornar mais ágil o fluxo de recursos, a priorização de solicitações e a compressão do cabeçalho HTTP.

Segundo o post no blog de pesquisas, os testes foram feitos apenas em condições de laboratórios. Os primeiros resultados foram motivadores: quando carregamos os 25 sites mais vistos em conexões de rede caseira, vimos um aumento significante no desempenho: as páginas carregaram até 55% mais rápido.

“Começamos a trabalhar no SPDY enquanto tentávamos aperfeiçoar a maneira como os navegadores e servidores se comunicam. Hoje, clientes da web e servidores usam HTTP”, afirmou a empresa no post.

“Queremos continuar construindo a tradição da web de fazer experimentos e melhorias, para apoiar a evolução dos sites e navegadores. Para isso, nos últimos meses, experimentamos novas maneiras para realizar a comunicação com navegadores e servidores, resultando em um protótipo de servidor da web e um cliente do Google Chrome com suporte ao SPDY.”

A empresa também fez um convite aos desenvolvedores e interessados em contribuir com o experimento, divulgando a documentação do projeto e o código, além do grupo para discussões.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail