Home > Notícias

Com queda de 23% nas vendas, Apple perde mercado nos EUA

Afetada pelo recesso escolar, companhia vê venda de hardware cair 23% no 4° tri e perde terceiro lugar nos EUA para Acer.

ComputerWorld/EUA

16/01/2009 às 9h27

Foto:

A participação da Apple no mercado norte-americano de micros caiu 16% no quarto trimestre de 2008 sofrendo impacto direto da recessão, segundo estimativa divulgada pelo Gartner nesta quinta-feira (15/01).

A Apple vendeu 1,25 milhão de máquinas nos Estados Unidos nos últimos três meses de 2008, aumento de 8% na comparação ano a ano, mas queda de 23% em relação ao terceiro trimestre de 2007.

As vendas deram à Apple a quarta posição no setor, atrás de Dell, HP e Acer.

No período, a Apple vendeu 8% de todas as máquinas nos EUA, aumento em relação à participação de 6,7% registrada há um ano.

Os dados não são totalmente  surpreendentes já que a Apple registra uma queda histórica em dezembro quando suas fortes vendas escolares caem naturalmente pelo recesso nos colégios e faculdades.

Ainda assim, a empresa bateu a média do mercado, que caiu 10,1% em vendas, algo que Dell e HP, na liderança do ranking de receita, não conseguiram.

As vendas estimadas da Dell no período, por exemplo, caíram 16,4% comparadas ao mesmo período um ano antes, enquanto as da HP caíram 3,4%.

Quem deve comemorar os resultados é a Acer que, ao ver suas vendas aumentarem 55% no ano a ano, atingiu 15,2% do mercado dos EUA e tirou a Apple do terceiro lugar.

O analista do Gartner, Mikako Kitawaga atribuiu o sucesso da Acer às vendas de netbooks com preços menores, setor que cresceu 20% na comparação seguida entre os trimestres.

Os resultados da Apple poderiam ser melhores, diz o analista, se ela tivesse aproveitado o crescimento do setor de netbooks. Kitawaga também afirmou que tem "uma dúvida se os preços da Apple estão sendo aceitos por consumidores".

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail