Home > Notícias

Com sistema Chrome OS Google oficializa rivalidade no mercado de netbooks

Sistema do Google inspirado no Chrome coloca buscador em rota de colisão com Windows 7, da Microsoft, e distribuições de Linux para netbooks

Guilherme Felitti, do IDG Now!

19/11/2009 às 15h21

Foto:

O Google oficializou nesta quinta-feira (19/11) o sistema operacional Chrome OS, se posicionando como rival tanto do Windows, da Microsoft, como de distribuições Linux no crescente mercado de pequenos computadores portáteis, chamados também de netbooks.

O Google não distribuiu versões de testes e nem anunciou equipamentos que chegariam às lojas com o Chrome OS.

Com o lançamento, o Google se posiciona em mais um setor como concorrente direto da Microsoft - além de busca, softwares para celulares, navegadores, serviços de e-mail e comunicadores instantâneos, o Chrome OS brigará frontalmente com o Windows 7, versão mais recente do popular sistema operacional que tem uma edição especial apenas para netbooks.

O sistema operacional do Google será baseado no Chromium, componente a partir do qual o buscador criou o navegador Chrome. Desenvolvedores poderão baixar o Chromium OS para que possam estudar e propor modificações à estrutura do software ou criarem suas próprias versões do sistema.

Segundo o Google, o Chrome OS terá seu código totalmente aberto e desenvolvedores trabalharão no mesmo código que os profissionais do buscador, segundo o anúncio oficial.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail