Home > Notícias

Com SP3, Internet Explorer 7 torna-se obrigatório, alerta Microsoft

Empresa diz que retorno ao IE6 exigirá que o pacote de atualizações para Windows XP seja removido. Instalação do SP3 é opcional.

Computerworld/EUA

07/05/2008 às 16h59

Foto:

A Microsoft alertou, nesta quarta-feira (07/05), que os usuários que fizerem o download do Service Pack 3 para o Windows XP não conseguirão fazer o downgrade do Internet Explorer 7 para o IE6 sem desinstalar a atualização.

O SP3 para o XP foi lançado pelo Windows Update como download opcional na terça-feira (06/05).

Mais sobre o Windows:
> Baixe o SP3 do XP em português
> Ouça: Microsoft explica SP3
> 5 dúvidas sobre o SP3 do XP
> Saiba o que esperar do XP SP3
> Conheça a história do Windows
> Especial: tudo sobre o Windows Vista
> Empresas avaliam SP3 com cautela

“Se você escolher instalar o XP do SP3, o IE7 continuará no seu sistema e suas preferências serão mantidas. Mas você não conseguirá mais desinstalar o browser. Se você for em Adicionar ou Remover Programas no Painel de Controle, a opção ‘remover’ estará desabilitada”, explica a gerente do IE, Jane Maliouta.

Segundo a executiva, não poder fazer o downgrade para o IE6 foi uma ação instituída para o SP3, porque a atualização inclui versões mais recentes de arquivos do navegador.

A Microsoft explica que para possibilitar o downgrade para o IE6 é
preciso desinstalar o browser antes de instalar o SP3. Após a
instalação, é possível instalar o IE7.

Se fosse permitido reverter o navegador para a versão pré-SP3 do IE6 - a que estava no PC do usuário quando ele a atualizou para o IE7 -, o Windows terminaria em uma bagunça de arquivos.
++++
“Para garantir que a experiência do usuário seja confiável, prevenimos esta bagunça desabilitando a possibilidade de desinstalação do IE7”, explica Maliouta.

Caso contrário, para fazer um downgrade será preciso desinstalar todo o SP3. Maliouta alerta inclusive que a Microsoft não oferecerá a atualização aos usuários que instalaram o IE8 Beta 1, novamente por possíveis problemas de instabilidade.

A recomendação para este público é a mesma: desinstalar o IE8 Beta 1 antes de instalar o SP3.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail