Home > Notícias

Com suporte para português, “cópia” do Siri faz sucesso na App Store

Custando US$1, aplicativo Voice Assistant já é um dos mais baixados nos EUA ao fugir da exclusividade do iPhone 4S e ter 22 idiomas; recursos são limitados

Luiz Mazetto, Macworld Brasil

11/04/2012 às 17h19

Foto:

Enquanto o Siri não ganha suporte para mais idiomas, como o nosso português, e deixa de ser exclusivo para o iPhone 4S, “cópias” como o Voice Assistant vão continuar fazendo muito sucesso entre os donos de aparelhos iOS, mesmo com esses software não trazendo todas as funcionalidades do assistente de voz da Apple.

Custando apenas um dólar atualmente, o aplicativo criado por Nathalie Daumas já é o quarto mais baixado na App Store dos EUA. Entre os seus diferenciais estão o suporte para 22 idiomas (contra apenas seis do Siri) e a possibilidade de ser usado em vários aparelhos iOS em vez de apenas no iPhone 4S.

 “Acho que é um milagre que a Apple não rejeitou o app em primeiro lugar já que ouvi que outros apps parecidos estão sendo rejeitados”, disse a criadora do app em entrevista para o site Cult of Mac. Nathalie também revelou que precisou trabalhar em conjunto com a Apple para deixar o aplicativo menos parecido com o Siri – apesar disso, o Voice apresenta um visual que lembra bastante o assistente da Apple.

voiceassistant01.jpg

Visual do Voice Assistant lembra bastante o Siri (imagem abaixo)

Uma das melhores notícias para os brasileiros é que o Voice Assistant possui suporte para o nosso português. Além disso, o app se saiu bem em testes rápidos da Macworld Brasil em comparação ao aplicativo nativo de reconhecimento de voz do Android Gingerbread em um Samsung Galaxy S.

Obviamente que o app que começou como um hobby para Nathalie não possui tantas funcionalidades como o Siri, até mesmo por limitações da própria da Apple. Com o Voice Assistant, o usuário pode ditar textos, enviar e-mails, SMS e atualizar seu status no Facebook e no Twitter, além de outros apps compatíveis, tudo de maneira rápida.

sirikindle01.jpg

Assistente pessoal da Apple continua sem suporte para o português brasileiro

De acordo com sua descrição na App Store, o programa possui um sistema inteligente de reconhecimento de voz. E parece estar agradando aos usuários, já que possui uma cotação de 4 de 5 estrelas em um total de mais de 1.100 avaliações na loja online da Apple.

Vale lembrar que, assim como o Siri, é preciso ter uma conexão com a Interent (Wi-Fi ou 3G) para utilizar o aplicativo. O software é compatível com os iPhones 3GS, 4 e 4S; todos os iPads; e os iPods Touch de terceira e quarta gerações.

Ficou interessado? Então corra para baixar o app, já que o preço de um dólar é temporário – normalmente o aplicativo custa 4 dólares.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail