Home > Dicas

Comando Desfazer funciona na edição de textos, planilhas e até vídeos

Apesar de extremamente básica, existem muitas pessoas que ignoram essa preciosa função, que pode salvar horas de trabalho.

Rick Broida, da PC World / EUA

08/06/2009 às 11h10

desfazer_150.jpg
Foto:

Acidentes no computador acontecem o tempo todo. Quem nunca selecionou um trecho enorme de texto sem querer no Word – e por acaso substituiu tudo pela letra Z, por exemplo, continuando a digitar normalmente sem nem perceber o que aconteceu.

Antes mesmo de entrar em pânico ("Cadê meu texto?????"), nossos dedos vão instintivamente para o comando Ctrl-Z, o atalho no teclado para a ação Desfazer.

Apesar de isso parecer o básico do básico para alguns, continuamos a encontrar pessoas que desconhecem a existência do comando Desfazer. Elas cometem o equívoco de começar a recriar desde o começo todo o trabalho que perderam ou bagunçaram.

desfazer_300

Num passe de mágica, o Desfazer volta atrás em qualquer ação que você acabou de realizar, seja ela apagar um parágrafo, editar um trecho de um vídeo, deletar um e-mail ou colocar números numa célula de planilha.

Quase todos os aplicativos conhecidos usados atualmente possuem o recurso Desfazer – em geral no menu Editar, e quase sempre o atalho Ctrl-Z funciona. Além disso, vários programas suportam diversos níveis de desfazer, o que significa que você pode reverter não só as ações imediatamente recentes, mas também as anteriores a essas.

Precisa desfazer um comando Desfazer? Alguns aplicativos oferecem a opção Refazer: digite Ctrl-Y ou Ctrl-R (depende do programa) para reaver alguma ação que você tenha desfeito. Ou procure pela opção Refazer no menu Editar. Não estará longe de Desfazer.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail