Home > Dicas

Combine teclas de atalho com os cantos de tela ativos

Ganhe tempo no uso do seu Mac configurando botões com o uso do Exposé, localizado nas preferências do sistema, juntamente com o recurso de canto de monitor

Rob Griffiths - Macworld/EUA

18/05/2009 às 14h53

Foto:

O Mac OS X tem um importante trio que eu chamaria de  “recursos alteradores de tela” – Exposé, Dashboard e Spaces. Eles permitem ganhar tempo e são controlados pelo painel de preferências Exposé e Spaces, que fica na área de preferências do Sistema (o Dashboard não recebe uma chamada específica nesse painel, mas seus recursos também estão nele).

Ao usar esta área (Exposé e Spaces), você pode controlar como esses variados modos de exibição de telas são ativados – com o uso atalhos de teclado ou botões do mouse. É possível incrementar os atalhos nos teclados com esses recursos. Para isso, mantenha pressionada qualquer tecla Shift, Command, Option ou Control enquanto definir as teclas de atalho no Exposé.

Por exemplo, mantenha pressionado Shift e Control, então selecione Todas as janelas no  Exposé e você verá pequenos sinais na frente (como uma seta para cima)  antes das inúmeras teclas de ativação da opção Todas as janelas. Para outras opções, basta pressionar Shift, Control, Option ou Command).
 
Essas teclas modificadoras também podem ser adicionadas na seção Cantos de telas ativos da tab Exposé, dentro do painel Exposé e Spaces. Para isso, clique no menu superior esquerdo desta seção para definir qual ação você gostaria que ocorresse no mesmo local, e então mantenha pressionada as teclas Shift e Command, por exemplo.
Com o menu pop-up ativado, você verá que cada opção é apresentada com a tecla Shift (seta do indicador), e com o sinal de  Command.

Eu uso a combinação de cantos de tela ativo e modificadores de teclas para ativar o protetor de tela. Isto não é algo que eu faça muitas vezes, e é algo que eu nunca quero que aconteça acidentalmente, por conta de um movimento do mouse. Então defini no canto superior esquerdo da tela a ativação do protetor apenas quando pressiono a tecla Command.
 
Ao contrário dos painéis para o Exposé, Dashboard e Spaces, não há texto explicativo para a área Cantos de telas Ativos, mas o recurso funciona bem.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail