Home > Notícias

Começa hoje a WWDC, esperada conferência da Apple

Evento, que promete grandes anúncios e lançamentos, deve mostrar novas versões e recursos para o iPhone e o sistema Snow Leopard; acompanhe a cobertura completa na Macworld Brasil

Daniel dos Santos, Macworld Brasil

05/06/2009 às 18h24

Foto:

Os olhos dos fãs da Apple e amantes de novos gadgets devem se voltar, a partir de hoje, para San Francisco, mais precisamente para o Moscone Center West, onde acontecerá de 8 a 12 de junho a Worldwide Developers Conference.

Evento para desenvolvedores da Apple,  ele ganha maior relevância por conta de anúncios importantes previstos para a ocasião – e que devem acabar com pelo menos parte do turbilhão de rumores divulgados nos últimos meses sobre iPhone, Apple e Steve Jobs.

O congresso da Apple é uma das principais vitrines para a empresa revelar novos produtos e softwares desenvolvidos. No ano passado, por exemplo, foi apresentado o iPhone 3G, popular smartphone da companhia.

wwdc300
WWDC: evento de desenvolvedores é uma vitrine para grandes anúncios da Apple

E a Apple tem tudo para repetir o barulho feito em 2008. Os ingressos para participar do evento se esgotaram em abril (segunda vez que isso acontece, sendo a primeira em 2008). Serão mais de 100 sessões técnicas, com mais de mil engenheiros da Apple exibindo as recentes tecnologias da empresa.

Na programação deste ano, destaque para o iPhone 3.0 e o Snow Leopard, novas versões de sistema operacionais da Apple para suas plataformas de smartphones e computadores, respectivamente.

Atrações

Além desses “ilustres convidados”, há grande expectativa pela presença de Steve Jobs, o carismático CEO (principal executivo) da Apple, que deve retornar de um período de licença médica este mês e, segundo o Wall Street Journal, a tempo de participar do evento.

Outra “presença esperada” é a do novo iPhone. Muito tem se falado nos últimos meses sobre novas versões do smartphone, com outros recursos (ou mesmo mais baratas).  Segundo o Financial Times, uma edição com preços entre 99 e 149 dólares será anunciada nesta segunda-feira (8/6) no evento. Com relação aos novos recursos do equipamento, as maiores apostas miram para um modelo com dimensões semelhantes às do atual, câmera de 3,2 MP, rádio FM, GPS e uma versão de 32 GB. 

iPhone 3.0
Tenhamos ou não um novo hardware de iPhone nesta segunda, é certo que novos recursos serão incorporados à linha de smartphones da Apple, com a chegada do sistema operacional 3.0 (já testado por Macworld Brasil). Confira algumas das novidades da versão:

Sistema de push – O iPhone tem uma limitação quando o assunto é multitarefa (capacidade de executar vários aplicativos simultaneamente). Por conta disso, o sistema de push, que  tem sido testado pela Apple, é um ponto importante. Com ele, aplicações em segundo plano podem se comunicar com o usuário do aparelho, com o envio de atualizações independentemente de qual programa está em uso.

Copiar e colar – Um dos recursos mais aguardados, a função de copiar e colar chega finalmente aos iPhones “bloqueados” (era possível fazer isso nos aparelhos “destravados”, com aplicativos como o Clippy – saiba mais em 21 aplicativos para iPhone que a Apple não quer que você instale). Agora, para copiar um trecho de um site, por exemplo, basta tocar na tela por alguns instantes que um balão com a palavra Copiar é exibido. Aí é só arrastar um dos pontos azuis para definir a área de  texto que será selecionada, ir ao outro aplicativo, tocar na tela e colar.

copiarcolar300

Copiar e colar: recurso permite transportar textos com facilidade entre aplicativos

Teclado maior para e-mails –Uma das coisas mais difíceis de fazer para um novo usuário de iPhone é escrever um e-mail no pequeno teclado do aplicativo de correio eletrônico. Ao contrário de outros programas disponíveis, que permitiam girar a tela e ter botões maiores e com maior espaço, na versão 2.x isso não acontecia. Mas isso é passado. Agora, basta girar o aparelho e digitar e-mails ou mensagens SMS com maior facilidade.

iPod – O recurso de músicas do iPhone agora ganhou função de troca de canção por movimento. Basta sacudir o aparelho (a exemplo do novo iPod Nano) para que ele troque. Nesse caso, entra no modo aleatório de execução de músicas.

Quer saber mais sobre o iPhone 3.0? Então leia nosso review.

Snow Leopard
A Apple prometeu entregar cópias da nova versão do OS X a desenvolvedores na WWDC. O Snow Leopard será mais uma evolução de recursos, um refinamento, do que uma revolução. Como o nome sugere, ele tem como base o Leopard e deve apresentar melhorias em recursos de base, coisas que não costumam ser notadas por muitos usuários, como melhor suporte a processadores de vários núcleos (que deve vir acompanhado por ferramentas para desenvolvedores, para que eles possam tirar proveito disso).

De hoje 8/6 a 12/6, Macworld acompanhará os principais anúncios da WWDC, com repórteres da publicação americana e colaboradores brasileiros presentes no evento. Não deixe de conferir nossa cobertura no site e via Twitter. A palestra de abertura será às 14h.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail