Home > Notícias

Comércio eletrônico movimenta 210 bilhões de reais em 2009 no Brasil

Montante é 9% superior ao número registrado no ano anterior. Foco das empresas nos meios eletrônicos é relacionamento com clientes.

Rodrigo Afonso, da Computerworld

15/04/2010 às 15h29

Foto:

As transações comerciais que passaram por meio eletrônico em 2009 geraram um total de 210 bilhões de reais em negócios em 2009, somados os valores das transações negócio a negócio (B2B), de 150 bilhões de reais, e negócio a consumidor (B2C), de 60 bilhões de reais. O número foi 9% superior ao registrado em 2008 (193 bilhões de reais).

A informação vem da 12ª edição da Pesquisa FGV-EAESP de Comércio Eletrônico no Mercado Brasileira, que avalia como comércio eletrônico toda transação realizada por meio da aplicação intensa das tecnologias de comunicação e de informação, em uma infraestrutura pública, mesmo que parcialmente realizado por meio eletrônico.

O estudo aponta ainda que 63,21% de todas as transações B2B foram feitas via comércio eletrônico, ante 58,32% em 2008, variação de 8%. No segmento B2C, o percentual ficou em 29,32%, ante 25,12% em 2008, crescendo 19%.

De acordo com o estudo, 93% das companhias ouvidas apontaram que relacionamento com o cliente é o que mais se faz via internet em se tratando de processos eletrônicos de negócios. Em segundo lugar, aparecem negócios na cadeia de suprimentos, com 71%. O estudo ouviu 437 empresas brasileiras.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail