Home > Notícias

Como a Apple deve resolver o problema de antena do iPhone 4?

Listamos quatro possibilidades para a companhia de Steve Jobs sair da crise causada pelo problema de sinal do aparelho.

PC World / EUA

13/07/2010 às 14h19

Foto:

As coisas não devem estar legais hoje na Apple. Logo quando a companhia esperava que todo o barulho em torno do problema com a antena do iPhone 4 fosse diminuir, vem o site “Consumer Reports” e joga uma bomba nuclear, declarando que o novo telefone é inadequado para uso público. E baseado na amplitude dos testes da venerada publicação, é difícil descartar a opinião da “CR” como uma reação mal informada a algumas ligações caídas.

Na verdade, a “Crise da Antena” está piorando a cada minuto, e é hora do pessoal de Cupertino tentar um controle sério de danos. E nenhuma desculpa esfarrapada, como colocar a culpa no display do aparelho, deve colar dessa vez.

Leia também:

- Especial iPhone 4 (http://migre.me/WF23)

A companhia corre o risco de perder sua reputação conquistada por excelentes serviços e qualidade. Se “antena ruim” for a primeira coisa que surgir na cabeça de um consumidor quando ver um iPhone 4, bem, isso não pode ser bom para os negócios.

Então quais as opções da Apple? Selecionamos quatro possibilidades:

Cases grátis para todos: Essa é uma ideia que foi sugerida por vários observadores da indústria: a Apple admite o erro e envia gratuitamente os cases de plástico e borracha (que custam 29 dólares nos EUA) para todos os donos de iPhone 4. O case grosso e não condutor consertaria o problema da antena, mas a reputação da companhia de brilhantismo técnico sofreria. (Mas é bom lembrar que já sofreu.) Plano B: Fita adesiva grátis para todos. Como a “Consumer Reports” e outros sites notaram, um pedaço de fita adesiva colada estrategicamente na junção das antenas do iPhone é um reparo eficaz, apesar de feio.

Recall em massa: Isso, sem dúvidas, seria a pior situação para a Apple. A companhia realiza o recall dos milhões de iPhones 4 já vendidos/enviados e conserta o problema – desde que, claro, seja possível uma solução rápida e fácil.

iphone4390b

Usuários tem reclamado de queda de sinal no iPhone 4 quando seguram o aparelho de "determinada" maneira.

Rápida substituição: Pronto para o iPhone 4a? E que tal o iPhone 4G? Talvez seja a hora de a Apple encurtar seu ciclo anual de upgrade do telefone e lançar um novo modelo o mais rápido possível – um aparelho, é claro, que não sofra dos problemas de antena do modelo atual. Em um mundo perfeito, os donos de iPhone 4 teriam direito a um upgrade gratuito. Apesar desse ato de gentileza com o consumidor provavelmente custar uma pequena fortuna para a Apple, a companhia tem tido altos rendimentos nos últimos anos e certamente poderia arcar com isso.

Não fazer nada: Essa seria a abordagem mais estúpida, e uma que mandaria os potenciais donos de iPhone 4 correrem para smartphones baseados em Android (sistema operacional do Google), que já estão experimentando um explosivo crescimento no mercado. Infelizmente, é o que parece mais próximo da estratégia da Apple até então. Com os usuários nos sites de suportes e fóruns já expressando suas dúvidas sobre a explicação estranha da companhia para os problemas de antena do iPhone, não fazer nada poderia ser um desastre.

E o que você acha que a Apple deveria fazer? Nos diga nos comentários abaixo.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail