Home > Dicas

Como a tecnologia pode otimizar o espaço em cômodos pequenos

Aparelhos e dispositivos móveis podem ser excelentes aliados para quem mora em um apartamento ou casa mais compactos. Veja algumas dicas

Samuel Siqueira Ambrosio, Gerente de Segmento da Intelbras

22/02/2019 às 9h35

Foto: Shutterstock

Funcionalidade e mobilidade em vez de espaço. Praticidade no lugar de grandes cômodos. Estas são as prioridades de quem busca um imóvel compacto e deixa de lado salas, quartos e cozinhas enormes. Nas grandes cidades, como São Paulo, por exemplo, quase metade dos lançamentos em 2017 foram de apartamentos pequenos. Com um estilo de vida bem urbano e ligado nas inovações, quem busca um imóvel não pode deixar de lado produtos que tragam praticidade e conforto ao espaço.

A força desse tipo de empreendimento está na localização privilegiada – geralmente estão em bairros centrais ou próximos de áreas bem movimentadas – e na praticidade de manter um imóvel compacto. Por isso, a solução para viver bem nesses novos apartamentos é apostar em ambientes com múltiplas funções, equipados com bons produtos eletroeletrônicos. Quando a sala, a cozinha e o quarto dividem a mesma área, os móveis podem se adaptar de acordo com a necessidade do momento, fazendo as divisões do espaço. E a escolha de produtos mais tecnológicos, com design discreto e apelo decorativo, incluem funções que fazem muita diferença em espaços menores.

Vale a pena investir em itens como máquinas que lavam e secam roupas (caso não haja lavanderia compartilhada) e a coloque em algum móvel suspenso. Dessa forma, não existe a necessidade do uso de varais. Smart TVs também são bem-vindas e, claro, instaladas na parede. Se forem 4K, melhor ainda, pois a qualidade de imagem e de som são altíssimas, deixando a necessidade de speakers e caixas de som de lado, economizando espaço e dinheiro.

As câmeras Wi-Fi são as ideais para uso residencial, especialmente em apartamentos pequenos. Isso porque, para funcionar, precisam apenas de conexão wireless e uma tomada, não sendo necessário modificar a estrutura dos ambientes. O usuário pode mudá-la de lugar facilmente e tem acesso às imagens via smartphone, recebendo notificações por movimento e com a possibilidade de ouvir e falar com o ambiente (interação por voz). Também é possível gravar tudo em um cartão de memória.Ideais para maximizar a segurança e ficar de olho em pets.

Já as fechaduras digitais dispensam o uso de chaves, pois o acesso é feito através de senhas, cartões ou adesivos de aproximação ou biometria. Estes dispositivos ainda contam com alarme antiarrombamento, sensor de porta aberta e travamento automático. Com a funcionalidade, além da praticidade ao entrar e sair, pode-se rapidamente adicionar ou remover o acesso de uma pessoa, permitindo que visitas possam entrar no apartamento sem o proprietário estar presente no imóvel.

Ventiladores de teto também são uma ótima opção, já que condensam em um único equipamento lâmpadas de iluminação e sistema de ventilação. E é possível encontrar equipamentos com design arrojado, deixando seu lar mais moderno. Incluir equipamentos e soluções de última geração, além de deixar seu pequeno apartamento mais aconchegante e espaçoso, trazem um apelo mais usual, oferecendo muito mais praticidade para a rotina.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail