Home > Dicas

Como abrir a bandeja do drive de CD/DVD que não quer ejetar

Saiba o que fazer quando o botão ejetar deixa de funcionar e sua mídia óptica fica presa dentro do drive

Rick Broida, da PC World/EUA

02/12/2009 às 12h46

Foto: PC World

O botão físico para ejetar CDs e DVDs (e também discos Blu-ray) de notebooks ou desktops podem, eventualmente, deixar de funcionar e a bandeja não ejeta, deixando a mídia que estiver lá dentro presa ou impedindo o usuário de colocar um disco nela.

Caso o drive possua um pequeno orifício na parte frontal (isso apenas nas unidades de gaveta), inserir um objeto fino como um clip, faz a ejeção mecânica da bandeja.

Uma alternativa consiste em acessar Meu Computador, clicar com o botão direito do mouse sobre o ícone que representa o drive em questão e selecionar Ejetar.

Caso nenhuma destas opções funcione, pode se partir para uma solução por software. O aplicativo gratuito EjectCD.

Após extrair o programa do arquivo Zip, basta fixá-lo na barra de tarefas do Windows 7 ou Vista (neste último caso, pode ser necessário desabilitar a barra de ferramentas Quick Launch e arrastar o ícone do aplicativo para lá).

Desta forma, um simples clique no ícone do EjectCD irá abrir o drive. Ou então você também pode usá-lo como um atalho no teclado.

Todo ícone na barra de tarefas (e na barra de ferramentas Quick Launch) estão automaticamente assimilados a um valor numérico: 1 para o ícone mais próximo ao botão Iniciar; 2 para o seguinte; e assim por diante. Pressionar a tecla Windows e o respectivo número irá abrir o programa.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail