Como abrir um requerimento de aposentadoria pela internet

Site Meu INSS permite fazer solicitação inicial sem precisar ir a uma agência da Previdência Social

Foto: Shutterstock
https://pcworld.com.br/como-abrir-um-requerimento-de-aposentadoria-pela-internet/
Clique para copiar

Talvez você não saiba, mas já é possível solicitar a aposentadoria pela internet e acompanhar todo o processo de aprovação à distância, sem comparecer a uma unidade da Previdência Social. Por isso, o tempo para liberação do benefício tende a diminuir, uma vez que o requerente não é obrigado a passar pelo agendamento presencial.

Todo o procedimento acontece por meio do site Meu INSS, que também é responsável pela simulação de aposentadorias - você pode ler mais sobre como realizar esse cálculo clicando aqui. Lembrando que, se preferir não fazer a consulta pela internet, há ainda a opção do telefone 135, que também funciona para abrir o pedido de aposentadoria.

Como solicitar o requerimento de aposentadoria pela internet

1. Acesse o site Meu INSS. No menu à sua esquerda, escolha a opção Aposentadorias Urbanas.

2. Se não tiver cadastro no site, será necessário preencher alguns dados usando sua conta no gov.br, que é a plataforma que unifica todos os serviços do governo. É só clicar no botão "fazer login" para abrir um pop com a nova janela, na qual você precisará fazer algumas confirmações antes de completar sua inscrição.

3. De volta ao site do Meu INSS, toque novamente em Aposentadorias Urbanas para visualizar duas opções: Aposentadoria por Idade Urbana e Aposentadoria por Tempo de Contribuição - B42. Toque na setinha bem ao canto direito da tela de Aposentadoria por Idade Urbana.

4. Uma nova seção será aberta com algumas instruções sobre o pedido de aposentadoria por idade. Depois de ler o descritivo, clique no botão "selecionar", mais ao canto inferior da tela.

5. Na próxima página, você poderá se deparar com dois avisos. Se o seu período de contribuição for menor do que 15 anos ou ainda faltarem pendências para completar o tempo mínimo exigido, então o site não dará prosseguimento, exibindo apenas a mensagem que "o requerente informado possui tempo de contribuição inferior a 15 anos" e que "o requerimento não será realizado".

6. Agora, se o pedido for autorizado, aparecerá a mensagem "você pode requerer a sua aposentadoria sem sair de casa". Clique em avançar, no canto inferior da tela.

7. Siga preenchendo os dados que aparecem na tela até chegar na página referente à seleção de unidade de uma agência. Geralmente, o site lista a agência mais próxima de acordo com seu endereço. Escolha o local que preferir e clique em "avançar" para prosseguir.

8. Na página seguinte, cheque todas as informações preenchidas anteriormente e, no final da tela, marque a opção "Declaro que li e concordo com as informações acima". Confirme clicando no botão de "confirmar" e depois em "avançar".

9. Clique em "gerar comprovante" para gerar uma documentação do procedimento. Ele aparecerá em uma nova janela. Além disso, você pode voltar a qualquer momento no site do Meu INSS para acompanhar o andamento da sua solicitação. Basta entrar na página inicial do serviço e, no menu lateral à esquerda, selecionar Agendamentos/Requerimentos.

Fonte: Tech Tudo

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site