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Como acabar com uma pane de backup

Problema com software para cópias de segurança faz com que o programa não identifique qual é o HD a ser copiado. Confira a solução

Macworld/EUA

03/06/2009 às 12h33

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Ter um backup de seu HD principal é uma boa ideia. Aliás, uma medida vital para a sobrevivência de seus dados em caso de pane. Mas boas ideias podem gerar frustrações também. Uma delas acontece quando há uma falha na identificação dos drives, e alguns softwares instalados não conseguem saber qual é o HD original e qual é a unidade de backup.

Recentemente, tivemos problemas com o software da Backblaze, utilizado por muitos usuários de Mac para fazer backup de arquivos online. Algumas semanas atrás, surgiram mensagens de alerta que diziam “Backblaze não pode fazer backup de nenhum de seus discos rígidos”. O disco em questão era o clone, o drive que nunca havia sido selecionado para ser o disco principal. Aparentemente o Backblaze estava confuso sobre esse backup.

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Problemas com o software de backup podem causar conflitos

Entramos em contato com o suporte da Backblaze para ter respostas e descobrimos que a empresa lançou recentemente uma atualização do software. Uma mudança foi que o Backblaze instalou um diretório invisível .bzvol na raiz do drive selecionado, para melhor “identificar” o drive. O alerta apareceu porque, depois que esse diretório foi copiado para o HD clonado, o programa se confundiu sobre qual hd era o original e qual era o backup.

Felizmente, o problema foi discutido e a Backblaze lançou uma atualização para resolver a situação. No entanto, você ainda vai precisar fazer algumas coisinhas para que tudo volte a funcionar corretamente:

1.      Baixe e instale a última versão do software Backblaze no link http://files.backblaze.com/ .
2.      Crie um arquivo em branco ou uma pasta vazia com o nome “bzstop_clonewarn” e coloque-a no diretório .bzvol do seu HD original. Outra forma de se chegar a esse diretório invisível pode ser pelo Finder. Digite: /.bzvol. Se você usa o SuperDuper! ou o Carbon Copy Cloner, pode criar um script para apagar o arquivo .bzvol da imagem de seu hd, como a Backblaze explica na página https://www.backblaze.com/bzvol.html.

Seguimos esses dois passos e pudemos confirmar que as mensagens de alerta não apareceram mais. Problema resolvido. Mesmo assim, a Backblaze merece críticas. Primeiro, a companhia atualizou seu software sem ao menos notificar seus usuários. Não foi uma boa ideia, especialmente por ser um software de backups.

Segundo, as instruções de como resolver o problema não estavam muito claras. Por exemplo, não ficou explicado se você instala o bzstop_clonewarn no drive clonado ou no original, e também sobre apagá-lo depois do backup.

Finalmente, você teria um longo trabalho para encontrar essas informações no site da Backblaze. Para encontrar a página de instruções sobre o bzstop_clonewarn, você teria que clicar no link da página principal “How it Works”, descer até a seção “External Drives”, clicar em “Read More”, descer até o link FAQ, e selecionar “Rede more information”. Pobre usuário...

Veja também na PC World: Como sobreviver a um disco rígido que está com os dias contados 

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