Home > Dicas

Como ativar as opções de desenvolvedor em qualquer celular Android

Recursos permitem que usuários "brinquem" com algumas funcionalidades escondidas no sistema operacional. Veja o passo a passo

Michael Simon, Greenbot (EUA)

10/02/2019 às 12h35

Foto: Shutterstock

Ainda que você esteja desconfiado sobre o enraizamento do seu telefone Android e a instalação de uma ROM personalizada, você ainda pode experimentar alguns recursos e configurações que não estão ativos por padrão. Cada telefone Android vem equipado com a capacidade de ativar as opções do desenvolvedor, o que permite testar alguns recursos e acessar partes do telefone que normalmente estão bloqueadas. Como você pode esperar, as opções do desenvolvedor são habilmente escondidas por padrão, mas é fácil de ativar se você souber onde procurar.

Encontre o seu número de compilação no Android

Antes de ativar as opções do desenvolvedor no seu smartphone ou tablet Android, primeiro você precisará encontrar o número de compilação do seu smartphone. Na maioria dos telefones, você pode simplesmente digitar o número da compilação no campo de pesquisa, mas veja como encontrá-lo em alguns dispositivos populares:

  • Google Pixel: Configurações > Sistema > Sobre o telefone > Número de compilação
  • Samsung Galaxy S8 e posterior: Configurações > Sobre o telefone > Informações do software > Número de compilação
  • LG G6 e posterior: Configurações > Sobre o telefone > Informações do software > Número de compilação
  • HTC U11 e posterior: Configurações > Sobre > Informações de software > Mais > Número de compilação
  • OnePlus 5T e posterior: Configurações > Sobre o telefone > Número de compilação

Revelar opções do desenvolvedor

Depois de encontrar a tela com seu número de Compilação, você precisará tocar sete vezes. Isso mesmo: sete vezes. Você verá um pequeno alerta pop-up informando que "Agora você está a X passos de ser um desenvolvedor" com um número que conta com cada toque adicional.

Após o sétimo toque, uma mensagem aparecerá informando que "Você é agora um desenvolvedor!" e as opções do desenvolvedor serão desbloqueadas como uma opção em Configurações. Alguns telefones incluirão uma mensagem geral sobre ajustes no seu telefone Android, mas você pode simplesmente tocar em OK. Embora muitas das opções sejam estritamente para desenvolvedores, incluindo coisas como depuração USB e desbloqueio de bootloader, você também encontrará coisas como codecs de áudio de alta fidelidade, opções de notch e uso de CPU entre as alternâncias. Experimente por sua conta e risco.

Desativar as opções de Desenvolvedor

Enquanto o Google costumava exigir uma redefinição de fábrica para livrar seu telefone das opções do Desenvolvedor, hoje isso está mais fácil de descartar. Na maioria dos telefones Android que executam o Nougat e subsequentes, você verá uma alternância de ativação/desativação na parte superior da tela, que permitirá que você desative as opções do Desenvolvedor. A tela ficará cinza e, assim que você sair, ela desaparecerá do seu telefone. Para voltar, você precisará seguir estas etapas novamente.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail