Home > Dicas

Como atualizar o BIOS do seu computador

Como qualquer software, o sistema que inicializa o PC também tem atualizações, mas requer uma pouco mais de cuidado. Confira os procedimentos para uma atualização segura.

Patrick Miller, da PC WORLD/EUA

25/01/2010 às 18h07

bios_150.jpg
Foto:

O BIOS do computador (Basic Input / Output System, ou Sistema Básico de Entrada e Saída) é o primeiro software a ser carregado no PC. Ele prepara o terreno para o sistema operacional, seja Linux, Windows, Mac ou qualquer outro, reconhecer todos componentes de hardware de forma a serem utilizados corretamente.

Como acontece em qualquer software, o fabricante do computador ou da placa-mãe atualiza periodicamente o BIOS para corrigir bugs, adicionar compatibilidade com novos dispositivos, melhorar o cache de funções e fazer ajustes de hardware que podem acelerar o tempo de boot.

As atualizações estão disponíveis no site de cada fabricante. Mas é preciso ter em mente que atualizar o BIOS é um processo diferente de atualizar qualquer outro software. Como o BIOS é o componente que inicia o computador, qualquer erro no processo pode fazer com que o computador não inicialize mais.

Veja como se certificar de que a atualização seja feita corretamente sem riscos de perder o boot do sistema.

Passo 1: Identificar a versão atual do BIOS
A maneira mais fácil de encontrar as informações sobre o BIOS do seu PC é executar um software do próprio Windows. Digite msinfo32 na barra de pesquisa (para o Windows 7 ou Vista) e pressione a tecle Enter.

No Windows XP, clique com o botão direito do mouse no menu Iniciar e escolha o item Executar. Na janela aberta, digite msinfo32 e clique Ok.

Depois de aberto o programa, verifique na coluna esquerda o item que encabeça a lista, chamado Configuração do sistema. Na coluna da direita aparece os detalhes do BIOS do seu computador, como exemplificado na figura abaixo.

msinfo32.jpg

Passo 2: verifique no site do fabricante do PC ou da placa-mãe os updates de BIOS
Ao acessar o site do fabricante do seu PC, procure pela sessão de download e verifique se existe alguma versão do BIOS disponível para seu computador. Então compare se a versão disponível é mais atual do que a listada pelo programa msinfo32.

Mas nem todo fabricante é cuidadoso assim. Caso o site não tenha sessão de download, o melhor é buscar no site do fabricante da placa-mãe. Para saber qual modelo da sua placa-mãe, utilize o programa gratuito CPU-Z, usando a guia Motherboard para exibir as informações do modelo.

Passo 3: Leia a documentação inclusa no download do BIOS
A atualização pode trazer vantagens, como por exemplo, no modelo do Thinkpad da Lenovo, o T500. Fazendo o upgrade, o portátil pode utilizar um monitor externo com resolução de 1600 por 900 pontos. Mas o arquivo Readme.txt também informa que é necessário fazer o upgrade do driver de vídeo antes da atualização do BIOS.

Além disso, cada fabricante utiliza um BIOS diferente e provavelmente os procedimentos para fazer a atualização também serão diferentes.

Seguir as instruções da documentação é de extrema importância, pois assim é garantido que o sistema irá iniciar corretamente. Lembre-se que o BIOS é o componente que inicia o sistema.

Passo 4: faça a atualização
Como o software do BIOS fica em um chip localizado na placa-mãe, o processo para instalar a atualização é diferente de fazer um upgrade de software instalado no HD do computador.

Os PCs mais novos, fabricados a partir do ano de 2008, possuem processo fácil para atualização. Os desenvolvedores já criaram programas para instalar o software no BIOS diretamente do Windows. Essa informação e o procedimento de atualização estão na documentação no site do fabricante do PC ou da placa-mãe.

Mas computadores mais antigos possuem um processo diferente, mais trabalhoso. É necessário criar um disco de inicialização (DVD, CD ou pendrive) com os arquivos para fazer o upgrade.

Você pode baixar um aplicativo para configurar uma unidade de CD, DVD ou USB de modo a poder carregar o sistema sem entrar no Windows, como o Easeus Partition Master. Esse utilitário ajuda a criar um disco de boot, mas somente a versão Professional tem essa função e ela não é gratuita.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail