Home > Dicas

Baixe mensagens do Gmail no PC

Configure seu programa de e-mail para fazer o acesso usando protocolos POP3 ou IMAP.

Por Scott Spanbauer, da PC World (EUA)

12/03/2008 às 18h03

gmail_popimap_150.jpg
Foto:

gmail_popimap_150
Muita gente gosta da interface web do Gmail e todas as facilidades que o acesso via internet proporciona. Mas você pode preferir acessar sua conta por meio de um programa padrão de e-mail instalado no PC, como o Outlook, Outlook Express, Thunderbird, Apple Mail ou outros.

O Gmail permite há tempos que seus usuários baixem suas mensagens para esses programas de correio eletrônico usando o padrão Post Office Protocol (POP3). Nele, o programa faz download de uma cópia de cada mensagem para seu computador.

Outros destaques da PC WORLD:
> Como baixar as mensagens do Gmail no seu desktop
> Dá pra fazer muito mais do que buscas com o Google
> Configure seu roteador sem fio para lidar com tarefas específicas
> Satisfeito com seu teclado? Então conheça esta seleção

Recentemente, o serviço de e-mail do Google adicionou suporte para o padrão Internet Message Access Protocol (IMAP), projetado para permitir que o programa de correio eletrônico deixe as mensagens no servidor, baixando uma cópia para visualização local apenas quando necessário.

Um grande benefício do IMAP é que sua caixa de entrada, mensagens enviadas e pastas de mensagens diversas (ou no caso do Gmail, rótulos) aparecem sempre da mesma forma, não importando qual PC ou programa você use para acessá-las. O IMAP também é perfeito para acessar seu e-mail via telefone celular.

Para poder utilizar um software cliente de e-mail com o serviço do Google, você vai ter que tomar algumas providências.

Primeiro, no Gmail, selecione Configurações, Encaminhamaneto e POP/IMAP e especifique um dos dois padrões. Para POP3, selecione Ativar POP para todos os e-mails ou Ativar POP apenas para e-mails que chegarem a partir de agora.

++++

gmail_popimap_150A primeira opção faz com que seu software de e-mail baixe tudo que está na sua conta do Gmail. A segunda ignora as mensagens que já chegaram e começa a fazer os downloads a partir do presente momento.

Agora decida no menu dropdown Quando as mensagens são acessadas com o POP aquilo que vai acontecer com suas mensagens no Gmail depois de seu programa baixá-las. O Gmail oferece muita capacidade de armazenamento gratuita, portanto evite a opção Excluir cópia do Gmail.

gmail

Mexa nas configurações de seu Gmail para receber suas mensagens
diretamente no seu software cliente de correio eletrônico

Em vez disso, dê preferência a Arquivar cópia do Gmail. A alternativa Manter cópia do Gmail na caixa de entrada deixa a lista do Gmail inalterada pelos seus downloads POP3.

Clique em Salvar mudanças para ativar o POP3 no seu serviço de e-mail. Para ativar IMAP, clique em Ativar IMAP e depois em Salvar mudanças.

Agora, clique em Configurações, Encaminhamaneto e POP/IMAP novamente e vá nas Instruções de configuração ou na seção de POP ou de IMAP para ver detalhes de como configurar seu software.

Leia também:
> Importe seus contatos para o Gmail
> Tire o máximo proveito do e-mail do Google

Para uma configuração POP3, o servidor que recebe as mensagens é o pop.gmail.com,  na porta 995 e com segurança SSL (Secure Sockets Layer). Já o servidor para saída de mensagens é o smtp.gmail.com, na porta 465 e também com segurança SSL, ou na porta 587, com o novo protocolo TLS (Transport Layer Security). Não use opções de log-on que peçam autenticação segura de senha.

++++

gmail_popimap_150

O servidor de entrada para uma configuração IMAP é imap.gmail.com, na porta 993 usando segurança SSL; já o servidor de saída é smtp.gmail.com, na porta 465 com SSL, ou na porta 587 utilizando TLS.

Rótulos e pastas
Não importa o protocolo escolhido - se IMAP ou POP3. Assim que seu programa de e-mail se conecta ao servidor Gmail, ele vai achar e mostrar os rótulos da sua conta (incluindo e-mails enviados, Spam e Com estrela) como pastas.

Mas atenção: Se você escolher POP3, criar ou apagar pastas no seu software de mensagens não vai afetar seus rótulos do Gmail, mas deletar uma pasta vai também deletar os arquivos contidos na pasta do servidor.

Caso sua escolha seja IMAP, criar e apagar pastas no seu software irá refletir criação ou remoção de rótulos correspondentes no Gmail, pois é lá que as pastas/rótulos residem de fato. Deletar uma pasta não apaga as mensagens contidas nela, da mesma forma como funciona uma exclusão de rótulo no Gmail.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail