Home > Dicas

Como bloquear spoilers de Game of Thrones e Vingadores nas redes sociais

Nem todo mundo consegue guardar para si o que achou dessas trações. Por isso, veja como escapar de spoilers no Facebook e Twitter

Alaina Yee, da PCWorld (EUA)

30/04/2019 às 12h57

Foto: Macall B. Polay/HBO

Duas grandes produções cinematográficas - Game of Thrones e Vingadores: Ultimato - fizeram sua estreia há alguns dias, mas nem todo mundo que já assistiu as atrações gosta de guardar reações para si. Por isso, é quase uma missão impossível não dar de cara com spoilers, especialmente em redes sociais como o Twitter, em que o ritmo de postagens é bastante acelerado.

Felizmente, existem algumas medidas para evitar visualizar esses conteúdos e assistir a programas, filmes e séries sem que algumas surpresas tenham sido reveladas previamente. No Facebook, por exemplo, basta instalar uma extensão de navegador, enquanto no Twitter é possível mutar palavras que você não quer ver na sua linha do tempo. Os métodos não são 100% eficazes, mas com certeza servem como filtro para evitar spoilers na timeline.

Como escapar de spoilers no Facebook

Esta sugestão envolve o download da extensão Social Fixer no seu browser, permitindo que você filtre e esconda postagens, frases e palavras-chave de conteúdos específicos. A aplicação funciona com Firefox (inclusive no app para Android, que permite a instalação de extensões desktop), Google Chrome, Opera e Safari.

Para instalar o Social Fixer, vá até a página de download no navegador e clique em Adicionar em (Add to). Autorize as permissões do app, abra o Facebook e as opções do Social Fixer devem aparecer na sequência. Na aba Filters, escolha os filtros que você considera relevantes para bloquear spoilers, como por exemplo Game of Thrones (e também GoT, abreviação do título da série). Também é possível definir um bloqueio temporário em determinados horários, e você pode editar seus bloqueios quando quiser.

Como desviar de spoilers no Twitter

Apesar da facilidade de se deparar com spoilers no Twitter, o microblog tem um processo ainda mais simples para bloquear comentários - e com a vantagem de que as configurações são aplicadas tanto no desktop quanto no app do Twitter para celular. A única questão é que você precisa criar categorias separadas para cada palavra ou frase que você deseja bloquear.

Para começar, clique na imagem no deu perfil, selecione Configurações e privacidade > Privacidade e segurança > Palavras mutadas. Depois, é só ir adicionando as palavras ou expressões que você não quer visualizar na sua linha do tempo, como Game of Thrones, GoT, Vingadores. E lembre-se: você precisa repetir esse processo para cada palavra individualmente, o que significa que, se quiser bloquear palavras como "Arya", "Jon Snow", "Thanos", entre outras, cada uma precisará ser criada sozinha.

Além disso, assim como no Social Fixer, você pode definir períodos específicos para não visualizar mais essas palavras por 24 horas, 7 dias ou 30 dias. Por último, vale destacar um recado importante: o bloqueio no Twitter vale apenas para palavras, e não para imagens ou vídeos. Neste caso, o que você pode fazer é selecionar a opção Configurações e privacidade > Privacidade e segurança e desmarcar a caixinha Mostrar mídias que possam exibir conteúdo sensível.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail