Home > Dicas

Como calibrar as cores do monitor no Mac

Veja como alterar as configurações para uniformizar as imagens exibidas e conheça equipamentos que permitem monitorar essa questão

Kirk McElhearn - Macworld/EUA

08/06/2010 às 16h49

Foto:

Tudo começou quando as imagens no meu monitor Dell de 24 polegadas começaram a parecer estranhas. Eu recebi arquivos de um cliente que deveriam ter uma determinada cor, mas eles não eram iguais a uma cópia impressa com a mesma cor. Além disso, após editar as imagens e enviá-las de volta ao cliente, acabou que as cores que ele viu também haviam mudado. Nós definimos que o problema estava relacionado aos perfis de cor que estavam sendo usados em nossos diferentes computadores.

Perfil de cor é um tópico muito complexo, e eu não planejo entrar em muitos detalhes nessa área, além de dizer que os diferentes programas que usamos trataram os perfis de cor de modo diferente, usando-os ou não ao editar imagens. No entanto, essa diferença de cor fez com que eu fosse pesquisar a razão pela qual meu monitor estava exibindo cores diferentes, e como fazê-las coincidir, o máximo possível, com as que meu cliente estava vendo, assim como com outro Mac que uso.

Calibragem básica de cor
Se você é um fotógrafo amador, gosta de assistir a vídeos no seu Mac, ou é um gamer, deveria considerar calibrar sua tela. Macs utilizam um perfil de cor padrão – um grupo de configurações de cor – para cada tela conectada. Mas se você achar que essas cores estão estranhas, ou não estão iguais aos objetos reais, é possível fazer mudanças ao criar seu próprio perfil de cor.

Abra a opção System Preferences e clique no ícone Displays. Se você possui vários monitores, vai aparecer uma janela separada em cada um deles. Clique na aba Color e verá uma variedade de perfis de cor. Se marcar a opção “Show profiles for this display only”, você vai ver aqueles que podem ser usados com seu monitor. (Ignore os outros; se você sabe o que eles são, vai saber se precisa usá-los ou não). Se o perfil selecionado não for ideal dada a possível resposta de cor da sua tela, você vai querer calibrar seu monitor.

Clique no botão “Calibrate…”. Isso abre o Apple Display Calibrator Assistant, uma ferramenta que vai te acompanhar por algumas operações simples para ajudá-lo a criar seu perfil de cor. Não é preciso nenhum conhecimento técnico; você só precisa mover alguns sliders na tela e comparar as coisas que vê.

Marque a opção Expert Mode na primeira tela, depois vá por diferentes telas e siga as instruções. Não se preocupe para que tudo saia de modo perfeito; você poderá passar novamente pelo processo, se não gostar dos resultados.

calibcor1.jpg

 Calibrar as cores da sua tela é uma boa opção para todos os usuários; e as pessoas que trabalham com cores devem usar um calibrador de hardware.

O que você está fazendo neste processo é realizar ajustes sutis para algumas configurações de cor - descobrindo exatamente quanto as cores da sua tela estão longe das cores ideais. Quando completar esses ajustes, você vai encontrar duas telas onde poderá ou não fazer mudanças.

Uma dessas telas é para o “white point”, que é a temperatura de cor do branco na sua tela. Você não deve mudar isso, a não ser que saiba porque gostaria de mudar.

Então existe esse negócio chamado gamma. De acordo com o artigo da Wikipédia, “Correção de game, não-linearidade game ou codificação gamma... é uma operação não-linear usada para codificar e decodificar valores de luminância ou tristimulus em sistemas de vídeo ou de imagens still." As configurações de gamma podem variar de aparelho para aparelho, e, até o lançamento do Snow Leopard, os Macs usavam um target (alvo) gamma de 1.8, em oposição aos PCs com Windows, que usavam uma configuração de 2.2.

Isso afeta a maneira que as imagens aparecem na tela; a riqueza das cores e a densidade e o contraste geral são diferentes. Além disso, se você desenvolve para a Web, vai querer ver o que a maioria dos seus visualizadores estarão vendo, para que as configurações gamma façam mais sentido. Para a maioria dos usos, você deveria ficar nos 2.2.

Quando terminar de passar pelas telas do Calibrator Assistant, nomeie seu perfil, clique em OK e verá o novo visual do seu monitor. Ele está melhor? Foram resolvidos problemas específicos que você experimentou anteriormente (não esqueça, pode levar um tempo para se acostumar). Se a visualização do seu monitor está melhor, então está tudo bem. Se não, você tem duas chances: calibrá-lo novamente, prestando mais atenção à configuração de cada cor ou tentar calibrá-lo usando um calibrador de cor de hardware.

Usando um hardware calibrador de cor
Um calibrador de hardware é um aparelho pequeno com um colorímetro – um sensor que detecta cores – com um cabo USB. Você conecta-o a uma porta USB em seu computador e inclina-o  em frente à tela. Eu testei dois calibradores de cor da X-rite, o hueyPro, que custa 129 dólares, e o i1Display LT, que sai por 176 dólares.

O primeiro deles é desenvolvido para permanecer conectado ao seu computador, e ajusta o brilho do monitor à medida que a luz ambiente muda; o último possui um colorímetro que examina mais cores durante o processo de calibragem. O que os calibradores de cor fazem é examinar a verdadeira resposta de cor da sua tela enquanto o software deles exibe cores de teste, então ajustar o perfil de cor para fazer essas cores ficarem iguais aos modelos que elas são feitas para representar (note que algumas lojas de câmeras alugam calibradores de cor).

Após usar esses aparelhos, percebi muitas mudanças. Em primeiro lugar, as cores resultantes variaram de um aparelho para outro. No meu MacBook Air, o hueyPro me deu perfis que eram tingidos de roxo, enquanto o i1Display LT resultou em cores com visual natural (os cinzas no System Preferences da Apple são um bom barômetro em cores de uma forma geral).

Segundo, eu não consegui igualar os meus monitores da Dell e do MacBook Air, usando os dois aparelhos. Se isso foi ou não uma fraqueza do monitor Dell, não está claro. Enquanto o perfil do i1Display LT no meu MacBook Air esteve muito próximo do que eu fiz manualmente, esse não foi o caso com o Dell.

Calibrar sua tela é uma boa ideia para todos os usuários, e aqueles que trabalham com cor deveriam considerar utilizar um calibrador de cor de hardware, especialmente se precisarem de cores estáveis entre os monitores. No entanto, você deve ter em mente que eles possuem limitações, e aparelhos com preços menores podem não ser a solução ideal.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail