Home > Dicas

Como capturar e manipular telas em seu PC

Aplicativos permitem gravar screenshots de programas e editá-las como desejar

Steve Horton, PC World/EUA

22/12/2009 às 15h31

Screenshot_150.jpg
Foto:

screenshot_150.jpgCapturar a tela de um programa é sempre bastante útil, caso queira deixar registrada alguma ação que ocorreu em seu desktop. Quem faz manipulação de imagens também irá gostar de saber que existem programas que permitem capturar essas telas e editá-las como desejar.

O programa CrossGL SnapDraw, é um utilitário que captura telas e possibilita que você as veja como se estivesse utilizando a interface Aero do Windows.

Isso permite que você também consiga capturar telas com bordas arredondadas e deixá-las como se fossem janelas comuns, mais quadradas, útil para quem precisa usar muitas imagens de telas no trabalho.

Outra função interessante do SnapDraw é a de inserir reflexos das imagens capturadas. O programa é pago (30 dólares), mas tem 30 dias de uso gratuito, porém com algumas limitações.

Leia também:
> Mantenha controle total sobre as janelas no desktop do Windows
> Como configurar o mouse para mantê-lo completamente sob controle
Como criar atalhos para abrir programas mais rapidamente
> Cinco alternativas ao Chrome OS baseadas na web
> Melhor colocar o PC em standby, mandar hibernar ou desligá-lo?

Para usar o SnapDraw você precisa inicialmente indicar a tecla dedicada a capturar as telas. Sugerimos optar pela tecla Print Screen que já existe em seu teclado.

tela_crossgl.jpg

Tela do SnapDraw

Uma opção ao SnapDraw é o ZScreen, que é gratuito e permite que você carregue automaticamente as imagens capturadas diretamente para um serviço de hospedagem como ImageSchack.

Porém, o ZScreen não cria os reflexos e nem permite tags. Mas o SnapDraw não tem a capacidade de capturar telas de jogos em alta resolução, algo que o ZScreen faz.

O snapDraw faz bons reflexos, distorções e permite manipular as imagens capturadas, mas não possui uma ferramenta crítica: um comando de Desfazer. Nem pelo menu do programa e nem pelo padrão Ctrl+Z.

zscreen.jpg

Tela do ZScreen

Considerando que o Zscreen não tem nenhuma ferramenta para manipular imagens, o CrossGL SnapDraw tem muitas vantagens sobre o concorrente gratuito. Porém a falta do comando Desfazer e a incapacidade de capturar telas de jogos podem pesar na escolha deste aplicativo.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail