Home > Dicas

Como compartilhar discos rígidos entre PCs e Macs

Há três formas de aproveitar um único HD para ser usado tanto com um sistema com Mac OS X quanto com desktops com Windows; saiba como

Macworld/EUA

31/03/2010 às 15h47

Foto:

Há três boas maneiras para compartilhar um único disco rígido entre Macs e PCs para a troca de arquivos ou fazer um simples backup. É possível usar um HD USB entre eles, um dispositivo de NAS (como um Time Capsule) ou usar o compartilhamento de arquivo para fazer backup em um sistema para um drive externo conectado a outro sistema.

Formatando o HD USB

Macs e PCs têm portas USB, nas quais você pode conectar um disco rígido externo. O único problema é a formatação.

Se o disco estiver formatado para o Mac (HFS Extendido ou outra variante), o Windows não irá reconhecê-lo. O problema pode ser corrigido com o software Mediaflour, da MacDrive 8, que custa 50 dólares e permite que o Windows use um HD formatado para Mac.

Se o disco rígido estiver formatado em NTSF, ele será montado na área de trabalho do Mac assim que conectado, mas você não vai poder copiar arquivos para ele. O OS X pode ler unidades NTSF, mas não pode escrever sobre elas. O problema também pode ser corrigido com a instalação do software de 32 dólares NTSF for Mac OS X, da Paragon Software. Quem quiser economizar dinheiro, pode arriscar dois programas gratuitos que devem ser instalados juntos: NTFS-3G for Mac OS X e MacFuse.

Há um terceiro formato que tanto o Mac OS X quanto o Windows conseguem ler e escrever sem problemas: FAT32. Esse também é o formato que a maioria dos pendrives ou unidades flash USB utilizam. O lado ruim do FAT32 são algumas limitações, como não armazenar arquivos maiores que 4 GB, não iniciar um Mac a partir do disco e ser lento. Em todo caso, se você topar a escolha do FAT32, o Utilitário de Disco do Mac OS X pode formatar seu disco rígido ou pendrive nesse formato.

NAS
O Network-Attached Storage (NAS) funciona como um disco rígido conectado à rede com ou sem fio para compartilhar os dados entre dois ou mais computadores. A Apple tem o Time Capsule, que nada mais é que um disco rígido sem fio que transmite os dados para os computadores nele conectados.

O Time Capsule é formatado em FAT32, ou seja, Macs e PCs com Windows são capazes de ler e gravar nele. Para a transferência de arquivos, ele suporta o protocolo SMB (usado nos sistemas Windows e Linux) como também o protocolo da Apple Filing Protocol (AFP). O problema é que a Apple não fornece o produto no Brasil, mas é possível comprá-lo em uma viagem, por exemplo.

139693-timecapsule09_386.jpg

Time Capsule funciona como um disco rígido externo ligado à uma rede de computadores

A maioria dos dispositivos NAS de outros fabricantes são formatados em FAT32, mas você deve verificar antes de comprar se é possível formatar uma partição NTFS mais tarde. Geralmente esses dispositivos só oferecem suporte SMB de compartilhamento de arquivos. Se tal aparelho não for exibido no Finder, tente digitar o endereço smb://endereço_ip na caixa de dialogo Conectar ao Servidor.

Compartilhe um HD externo
A terceira forma de armazenamento compartilhado entre Macs e PCs é por meio de um HD conectado a um Mac por um cabo USB ou FireWire. Ele poderá ser acessado pela rede de compartilhamento de arquivos.

A única diferença entre este e o compartilhamento de arquivos explicado acima é que você deve especificar o HD externo no qual o Mac estiver conectado.

Para fazer isso, abra o painel Compartilhamento, nas Preferências do Sistema. Selecione Compartilhamento de Arquivos na coluna da esquerda. Clique em Opções e certifique-se que SMB esteja selecionado para, então, clicar em Pronto.

Volte ao painel Compartilhamento e clique no sinal de mais “+”. No painel da esquerda, abaixo de Dispositivos, selecione seu Mac e, em seguida, marque o disco rígido externo. Clique no botão mais. Você também pode definir os privilégios de leitura e escrita para o disco compartilhado como também para qualquer outro diretório.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail