Home > Notícias

Como compartilhar músicas entre iPhones sem usar Wi-Fi

MyStream cria rede dedicada que permite aos usuários ouvir as canções de seus amigos e compartilhar arquivos de forma legal

Macworld/EUA

01/04/2011 às 15h48

Foto:

Em algum momento da vida, você já deve ter perguntado ao amigo ao lado “posso  ouvir essa música?”, e, ao final, acabou compartilhando o fone de ouvido, torcendo para que seu colega tivesse uma boa noção de higiene. Quando as surpresas musicais eram positivas, começava a Odisseia musical: se você não perguntasse ou lembrasse o nome da música, as alternativas restantes eram iniciar uma jornada pelo Google ou emprestar um pendrive para que o amigo copiasse o conteúdo.

Perto do que o MyStream é capaz, esse processo parece ainda mais distante do século 21. Trata-se de um aplicativo de "descobrimento musical" de pessoa para pessoa. Ele permite o stream de uma faixa ou mesmo de uma playlist personalizada de um iPhone 3G, 3GS ou 4 para outro dispositivo – e não é preciso se registrar ou mesmo ter uma conexão à Internet.

Depois de abrir o app e passar por um curto tutorial, é possível criar um nome de usuário nas preferências do aplicativo e começar a selecionar as músicas da biblioteca do iPod que serão compartilhadas.

Outros usuários do MyStream podem abrir o aplicativo, procurar seu nome na aba Streamers, tocar nas faixas e começar a ouvir as músicas, sejam inteiras ou a partir de previews de 30 segundos. Ao clicar no botão Buy, que é exibido sobre a arte do álbum, o aplicativo leva o usuário à iTunes Store, onde ele pode comprar a música que está sendo tocada ou mesmo o álbum. 

mystream01.jpg

Não precisa comprar: o usuário pode ouvir a música inteira e, só se gostar, pode adquirir a faixa no iTunes

Richard Zelson, fundador do MyStream, contou que se encontrou com diversos representantes de gravadoras que estavam animamos sobre o potencial do app para a indústria fonográfica. “Há várias maneiras de compartilhar música ilegalmente. O MyStream, na verdade, adere à lei de copyright existente sem permitir downloads ilegais e sem promover compras imediatas", destaca ele.

Apesar de o aplicativo ser gratuito, a companhia de Zelson recebe uma pequena porcentagem de cada música comprada a partir do software (graças ao programa de remessas do iTunes) e exibe anúncios da rede iAds da Apple. 

O MyStream pode procurar outros dispositivos através do Wi-Fi ou mesmo Bluetooth. Durante nossos testes, este segundo método apresentou alguns bugs. Entretanto, a habilidade do aplicativo para compartilhar – e possibilitar streaming – de músicas ao criar uma rede ad-hoc entre os dispositivos, sem a necessidade de um hostpot ou mesmo de uma conexão à Internet, pode chamar a atenção dos usuários para uma maneira muito nova de conhecer outras músicas e também de comprá-las de maneira muito mais direta.

Por enquanto, o lançamento só funciona no iPhone 3G, 3GS e 4. Mas  Zelson prometeu um update para o iPod Touch, que deve chegar ainda este mês. Para testar, baixe o MyStream na App Store, lembrando que seu dispositivo precisa do iOS 4.1 ou superior.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail