Home > Dicas

Como comprar um produto Apple sem gastar muito

Dicas para encontrar os melhores preços no mundo dos Macs e cia. e não levar um equipamento defasado para casa

Daniel dos Santos, Macworld Brasil

13/11/2009 às 16h46

Foto:

A Apple lança produtos com uma velocidade tão grande que fica difícil acompanhar o ritmo  de atualização nas prateleiras das lojas e das páginas dos sites. Por conta disso, não é raro o consumidor  (principalmente o novato no mundo Apple) levar para casa um modelo já “ultrapassado”, achando que está adquirindo a  última versão. 

É decepcionante quando, poucos dias após sua aquisição, você encontra nas vitrines o mesmo produto por centenas de reais mais barato... Muitas vezes, as lojas colaboram com esse erro, apresentando o equipamento como “último modelo” quando, na verdade, ele não é. Nesse caso, o desejo de desovar o estoque fala mais alto. Mas como evitar esse tipo de coisa?

A seguir, seguem algumas dicas que podem ajudá-lo a comprar um produto da Apple de maneira consciente, e fazer um bom negócio. 

Na mala
Logicamente, um equipamento adquirido durante uma viagem ao exterior sai mais barato que no Brasil. Um MacBook branco, por exemplo, custa 999 dólares nos EUA e sai por cerca de 3 mil reais no Brasil. Mas vale lembrar que o limite para compras para os brasileiros é de 500 dólares. Acima disso, é preciso pagar imposto de 50% sobre o valor excedente.

Muita gente “tenta a sorte” na alfândega, mas, caso a investida não dê certo, a apresentação da chamada declaração falsa de bagagem gera a aplicação de multa no valor de 50% do excedente à cota de isenção, além do pagamento do imposto de importação devido.

Se você vai viajar para os Estados Unidos, vale adquirir equipamentos como o iPod touch de 32 GB (300 dólares nos EUA e 999 reais no Brasil) ou mesmo o novo nano de 16 GB, com câmera (179 dólares no exterior e 679 reais por aqui), que não estouram a cota.

touch300
iPod touch: 300 dólares nos EUA e mil reais no Brasil

Quanto à cobertura, segundo a assessoria da Apple no Brasil, a empresa oferece garantia mundial a todos os seus produtos, com  exceção dos itens Time Capsule, Apple TV e iPhone.

Pegue o código e compare
Partindo do pressuposto de que você vai comprar seu novo equipamento no Brasil, e está interessado em adquirir, por exemplo, o novo iPod touch, que acaba de ser lançado no País,  saiba que pode haver mais de um modelo apresentado como “novo iPod touch”.

Não há problema algum em comprar um modelo que não é mais a última geração (em poucos meses ele será “ultrapassado”, mesmo). Basta que ele tenha um preço justo, não um preço de lançamento. O problema é quando continuam anunciando o “velho” como a última geração.

Foi o que aconteceu, por exemplo, no lançamento do iPod Nano com vídeo no Brasil. O novo modelo já estava disponível e algumas lojas ainda ofereciam o “velho”, com textos como “iPod Nano nova geração” e até mais caros que a nova versão! Fique esperto. Nesse caso, o melhor é descobrir o código do produto (MC046ZY/A, por exemplo) e procurar não apenas pelo nome do equipamento, mas por esse código.

fnacipodvelho
iPod nano: loja online apresentava o modelo antigo como "nova geração"

Antes de ir às compras, leia as notícias
Sites como Macworld Brasil divulgam com frequência a chegada de novos produtos e as reduções de preços nas versões anteriores. Uma boa lida, antes de ir às compras, pode significar uma economia de centenas de reais.  Se você acaba de saber de lançamentos, espere alguns dias para já comprar o novo ou para adquirir o atual bem mais barato. Alguns dias após anunciar novos modelos nos Estados Unidos, a Apple costuma anunciar cortes dos atuais valores no Brasil, que chegam a 30%, em alguns casos.

Inauguração = pechinchas
Não é todo dia que uma nova loja da Apple é inaugurada, claro, mas vale ficar atento a esse tipo de informação. Ela pode render descontos de até 25% sobre a tabela de produtos da Apple, como aconteceu recentemente em lojas da rede MyStore.

Desconto de 5% via telefone
Se você pretende comprar na loja online da Apple e está com dinheiro para uma aquisição à vista, vale pegar o telefone. É que a empresa dá 5% de desconto sobre o preço do site em transações feitas pelo 0800-7610867.

Estudante paga menos
Ainda na loja online da Apple, se você é professor ou estudante, vale clicar no link Store Educacional, na barra esquerda do site. Ele é o caminho para descontos que podem chegar a mil reais, no caso de produtos mais caros. Um MacBook Pro de 2,53 GHz, com tela de 15 polegadas, Core 2 Duo e 4 GB de memória, que custa normalmente 5.999 reais, sai 400 reais mais barato na loja educacional.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail