Home > Dicas

Como configurar o mouse para mantê-lo completamente sob controle

Ajustes na configuração do mouse farão deste dispositivo um aliado fiel e ainda mais útil na interação com o computador

Nando Rodrigues

03/11/2009 às 11h05

logitech-mouse.jpg
Foto:

Depois do teclado, o mouse é o componente mais utilizado para interagir com o PC e é provável que você venha usando esse dispositivo de acesso há anos sem jamais ter feito qualquer modificação em sua configuração.

Pode-se, por exemplo, trocar a ordem de funcionamento dos seus botões, mudar a velocidade com a qual ele se movimenta na tela do PC, a aparência do cursor, o comportamento da rodinha e programá-lo para se mover para o botão de resposta padrão quando uma caixa de diálogo é aberta.

Partindo do princípio que você já conheça fisicamente este dispositivo e como ele funciona nas interações básicas, vamos para os ajustes de configuração.

No Windows XP, clique em Iniciar, Configurações, Painel de Controle e dê um duplo clique em Mouse. Caso esteja utilizando o Vista ou o Windows 7, clique em Iniciar e digite main.cpl e tecle Enter.

A janela que se abre apresenta cinco abas pelas quais você pode navegar. A primeira delas, Botões, permite alternar a ordem dos botões (esquerdo e direito), útil para quem é canhoto e prefere usar o mouse na mão esquerda. Nesta aba também pode-se modificar a velocidade com a qual se dá o duplo clique (para abrir um aplicativo por exemplo), ajustando-a para o que for melhor para o perfil de utilização do usuário.

mouse_botoes.jpg

Uma opção pouco usada é a Trava de Clique. Com ela ativada, basta pressionar rapidamente o botão do mouse para selecionar um item (ou mais) na tela e arrastá-los para novas posições. Para destravar, basta dar um clique com o mouse novamente.

Na aba Ponteiros, como o próprio nome sugere, é possível alterar a aparência do cursor na tela (que pode ajudar ou atrapalhar, dependendo dos aplicativos que se utiliza mais frequentemente). Experimente as diversas opções disponíveis e encontre a que melhor se ajusta às suas preferências.

mouse_ponteiros.jpg

Em Opções de Ponteiro, o usuário pode selecionar a velocidade com a qual o cursor se movimenta na tela e o grau de precisão do ponteiro na hora de selecionar um determinado item na tela.

Uma opção interessante nesta aba – Apontar para o Botão Padrão – quando selecionada faz com que o cursor seja movido automaticamente para o botão de resposta padrão em uma caixa de diálogo do Windows, em geral a opção OK ou Sim.

Pode-se também fazer com que o cursor deixe um rastro na tela, ajudando os usuários mais desatentos acompanhar o movimento do cursor; ocultá-lo enquanto se digita e escolher que o PC mostra a localização do cursor na tela quando a tecla Ctrl é pressionada.

A rodinha do mouse é muito útil ao navegar por sites extensos ou imagens de grandes dimensões. Na aba Roda, pode-se selecionar o passo de avanço (ou retrocesso) quando a rodinha é movimentada. Faça alguns ajustes e veja como ela se comporta na prática, escolhendo a opção mais adequada para você.

mouse_roda.jpg

A aba Hardware é a que dá acesso às configurações físicas do dispositivo (drivers e solução de problemas).

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail