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Veja como conseguir um reembolso de compras acidentais na App Store

Seu filho gastou R$ 500 em “comidinhas” para o Pou? Não se desespere, é fácil reaver seu dinheiro e impedir que isso aconteça novamente.

Dan Moren, PCWorld EUA

08/05/2014 às 13h34

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Foto:

As compras dentro dos apps (In-App Purchases, ou IAP) se tornaram um grande incômodo para os usuários do ecossistema da Apple. No início deste ano a empresa fez um acordo com a Federal Trade Comission (FTC) no EUA relacionado a incidentes onde menores fizeram compras - às vezes em valores exorbitantes - sem o conhecimento de seus pais.

Mas como reaver seu dinheiro se você (ou alguém que você conhece) passou por esse problema? Se você está imaginando montes de papelada e formulários, não se preocupe: a Apple tornou muito fácil pedir um reembolso sem que você sequer precise sair da frete do computador.

São grandes as chances de que você tenha recebido um e-mail da Apple explicando o que fazer, mas caso você o tenha perdido, ou queira uma explicação um pouco mais detalhada, preparamos este passo-a-passo.

Encontre os recibos

Cada compra na Apple Store gera um recibo eletrônico. Há duas formas de encontrá-los.

Por e-mail: sua conta no iTunes está associada a um endereço de e-mail. Faça uma busca em sua caixa postal por “iTunes Store”, ou pelo endereço do remetente: todos os recibos vem de do_not_reply@itunes.com. Para pedir um reembolso, você vai precisar do número do pedido, que fica no canto superior direito do e-mail, no campo ID do Pedido.

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Detalhe de um recibo da iTunes Store. A informação de
que você precisa está em frente ao campo ID do pedido

Através da iTunes Store: se você anda apagando os recibos pra limpar sua caixa postal, não há problema. Você pode acessar todo o seu histórico de compras nas lojas da Apple usando o iTunes em um Mac ou PC.

Abra o iTunes e clique no item iTunes Store no painel à esquerda. Clique no botão no canto superior esquerdo da página da loja, que mostra seu Apple ID, e clique em Conta no menu. O iTunes irá pedir sua senha da loja, e então levá-lo à página com informações da sua conta. Role a página até ver a seção Histórico de Compras, e clique em Ver tudo para acessar seu histórico.

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O Histórico de compras no iTunes mostra todos os seus pedidos

Não é possível fazer buscas no histórico, e ele mostra apenas 10 itens de cada vez, mas você pode clicar nos botões Anterior e Seguinte até encontrar a compra. Cada item da lista mostra a data do pedido, o ID do Pedido (justamente o que você precisa), o nome do app comprado e o valor total. Se o ID do Pedido for mostrado apenas parcialmente (ou seja, há … no final dele) clique na seta à esquerda do item para ver os detalhes do pedido e anotar o ID completo.

Peça o reembolso

Agora que você tem o ID do Pedido, precisa pedir o reembolso. Para isso acesse esta página e clique em Entrar em contato com o suporte da iTunes Store. Clique em Compras, Cobrança & Resgat / Cobrança não reconhecida / E-mail. Preencha o formulário com suas informações de contato, o título do item comprado (esta informação está nos recibos, junto com o ID do Pedido) e o ID do Pedido. No campo Detalhes, escreva “Reembolso por compra IAP feita por menor de idade” e clique em Continuar. A Apple promete uma resposta em até 24 horas.

Impedindo compras futuras

Em vez de remediar o problema pedindo um reembolso, o melhor é evitar que ele aconteça. É por isso que a Apple inclui no iOS algumas opções para evitar que crianças (ou adultos desatentos) façam compras acidentalmente.

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Mude a opção Exigir Senha para Imediatamente. Assim, qualquer
compra sempre irá precisar de sua senha da iTunes Store

Para evitar compras futuras, abra o app Ajustes, clique em Geral / Restrições / Ativar Restrições. Informe sua senha. Clique em Exigir Senha e marque a opção Imediatamente. Isso elimina a problemática janela de tempo que permite que compras subsequentes sejam feitas sem usar uma senha até 15 minutos após a última compra. Pode ser incômodo para você, mas irá evitar problemas no futuro.

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Desative a opção "Compras dentro do app" para impedir completamente o IAP

Ainda na janela de restrições, você pode desativar completamente o IAP. Basta tocar no “interruptor” em frente ao item Compras dentro do app. Quem deixa com frequência o smartphone ou tablet nas mãos de uma criança deve analisar as outras opções nesta tela. É possível, por exemplo, impedir a instalação de apps, a navegação na web, chamadas via FaceTime, reprodução de músicas com conteúdo “explícito”, bloquear filmes por faixa etária e muito mais.

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