Home > Dicas

Como construir um conector “MagSafe” para usar em seu notebook

Dispositivo criado pela Apple em 2006 evita que usuário derrube o portátil caso tropece no cabo de força acidentalmente.

Chris Brandrick, da PC World/EUA

23/02/2010 às 14h52

magsafe_generico_150.jpg
Foto:

notebook_parts_150Acidentes com notebooks são muito comuns, especialmente quando o mesmo está conectado ao cabo de energia e alguém, distraído, tropeça nele, derrubando o portátil no chão.

Em 2006, a Apple acrescentou um conector chamado MagSafe que permitia ligar o cabo de força ao MacBook Pro por meio de um plugue magnético. A conexão é firme e estável, mas quando submetida a algum tipo de força (como os tropreços que comumente acontecem), ele se desconecta facilmente, o que evita o deslocamento do computador. O dispositivo está agora presente em todos os portáteis da marca.

Mas os milhões de usários de notebooks com Windows não contam com nada parecido, embora haja um número enorme de fabricantes atuando no segmento. Embora não existam estatísticas precisas, podemos afirmar que um número considerado de PCs portáteis é enviado para serviços de manutenção diariamente por conta de acidentes causados por quedas causadas por tropeções desse tipo.

Uma forma de evitar esse risco é modificar o tipo de conexão usada pelo cabo de força do seu portátil, adaptando-o para algo semelhante ao dispositivo criado pela Apple. E é o que sugere o site Instructables, que oferece um passo a passo para que você mesmo construa um "magsafe" genérico para seu notebook - por sua conta e risco.

Para fazer essas modificações, você precisará de ferramentas básicas
(como alicates, tesoura e um bastão para aplicar a resina epóxi), e também de um imã específico
para esse tipo de dispositivo e que encaixe no plug do adaptador de seu
notebook; um encaixe para seu adaptador; uma rosca de metal e que seja
do mesmo tamanho do imã; uma folha fina de cobre; fita elétrica; fita
epóxi dupla face; e de parafusos pequenos.

magsafe_diy.jpg

Mas não é só isso. Será necessário também conseguir um imã específico para esse tipo de dispositivo e que encaixe no plug do adaptador de seu notebook; um encaixe para seu adaptador; uma rosca de metal e que seja do mesmo tamanho do imã; uma folha fina de cobre; fita elétrica; fita epóxi dupla face; e parafusos pequenos.

Como os fios e plugues são diferentes de um computador para o outro, então é recomendável comprar mais de uma opção de cada um desses materiais, até encontrar o que melhor se encaixa em seus dispositivos. Você verá que dá trabalho, mas ao final, terá construído uma solução capaz de proteger seu computador de acidentes comuns.

magsafe_diy2.jpg

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail