Home > Dicas

Como cortar custos na hora de imprimir

Pequenos gestos antes de produzir seus documentos economizam tinta, tempo e papel (e colaboram com o meio ambiente); saiba o que fazer

Macworld/EUA

07/12/2009 às 15h01

Foto:

Hoje as impressoras não são mais tão caras como antigamente. Com menos de 300 reais você já compra um multifuncional com tecnologia  jato de tinta com vários recursos. O que muita gente esquece, é que depois de um tempo, a tinta acaba, e de recarga em recarga seu dinheiro vai embora (os suprimentos superam rapidamente o valor do hardware). Mas é possível minimizar esses custos. Confira algumas dicas para economizar em suas impressões:

E-mail

Pense bem: você vai mesmo precisar do e-mail que recebeu do seu chefe ou cliente? Se precisar, será o e-mail inteiro? Se você não precisar da mensagem toda, pode copiar os pontos mais importantes e colá-los em um novo documento do Word para imprimir somente o necessário. Se o documento ficar com algumas linhas na próxima página, reduza o tamanho da fonte e corte espaços em branco astes de iniciar a impressão.

Outra alternativa é usar o programa WordService 2.7, que formata seu texto para reduzir o espaçamento entre linhas. Conseguimos reduzir um e-mail de 80 linhas para 50 sem nenhum esforço.

Você também pode reduzir o tamanho da mensagem com as configurações de impressão do Mail. Na caixa de diálogo de impressão, marque a opção Scale Message To Fit. Isso irá reduzir as fontes do texto para usar menos quantidade de páginas.

Páginas da internet
Quando imprimimos uma página da internet, corremos o risco de gastar várias folhas só para imprimir os banners de publicidade, rodapés, etc.

No exemplo abaixo, um artigo de um site usaria até três páginas para ser impresso, mas seu conteúdo real termina no começo da segunda página. Com o Safari, da Apple, você pode pré-visualizar a impressão do documento na caixa de diálogo de impressão e escolher quais páginas devem ser impressas.

144727-print_web_586.jpg

Antes de imprimir uma página da internet, verifique se apenas o conteúdo que você precisa será impresso

Alguns sites oferecem páginas especiais de impressão já ajustadas para o papel. Geralmente elas podem ser acessadas por um ícone de impressora em um dos cantos superiores da página. Verifique também se não há algumas linhas nas últimas páginas do documento. Se preferir, pressione as teclas Command e o sinal de menos (-) para reduzir o tamanho da fonte e economizar papel.

Aproveite mais o papel
Imprimir menos é uma boa opção, mas há outras maneiras de aproveitar ao máximo o papel utilizado. Veja:

Esvazie a lixeira
Antes de jogar fora o lixo do seu quarto, junte todas as folhas impressas e vire o lado em branco para cima e insira-as na impressora. Uma forma fácil de poupar dinheiro e ajudar meio ambiente.

Imprima frente e verso
Se a sua impressora não é das mais antigas, certifique-se de que está usando todos seus recursos. Muitas delas oferecem a opção para imprimir em ambos os lados do papel. O programa de impressão irá pedir ao usuário para juntar as páginas já impressas e colocá-las na posição correta antes de continuar a impressão.

Outra forma para imprimir grandes documentos em frente e verso começa ao imprimirmos primeiro páginas ímpares. Vire as folhas e depois peça para imprimir as pares. Fique atento para a posição correta ao virar o papel e recolocá-lo na impressora. Se possível, faça um teste antes para não estragar todo o documento.

Imprima mais de uma página por folha
Quando você precisar imprimir um documento só para ver como ele fica no papel – sem muitos detalhes -, tente imprimir mais de uma página por folha. Para fazer isso pressione Command+P para abrir a caixa de diálogo de impressão. Clique sobre Layout e escolha um número de páginas a serem impressas em uma única folha. No nosso caso, podemos escolher entre duas e 16 páginas. Imprimir várias páginas em uma folha é uma ótima maneira para visualizar o documento por inteiro.

144727-print2_586.jpg

Imprimir várias folhas em uma única página é uma boa maneira de visualizar o documento por inteiro

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail