Home > Dicas

Como criar atalhos para abrir o Terminal no Finder do Lion

Veja como configurar atalhos para acionar esse recuros a partir de qualquer pasta ou com atalhos de teclado, no novo sistema

Macworld/EUA

24/08/2011 às 17h55

Foto:

Já publicamos algumas dicas para abrir janelas do Terminal que já estejam mostrando uma pasta de sua preferência. Porém, o leitor identificado como  ceej descobriu que a Apple disponibilizou um novo Serviço no Lion que torna essa tarefa ainda mais simples. 

Leia mais:
Teste: Mac OS X Lion agrada, mesmo com mudanças radicais
Vídeo: conheça os 10 principais recursos do Lion

Para ativar este recurso, abra as Preferências do Sistema e vá em Teclado. Na aba Atalhos de teclado, escolha Serviços na lista à esquerda e, após isso, na subseção Arquivo, vá em New Terminal at Folder (ou New Terminal Tab at Folder).

Enquanto estiver nessa tela, é possível adicionar atalhos de teclado ao dar um clique duplo no espaço em branco ao lado do nome do comando e escolher um novo atalho. Não esqueça, ao final, de habilitar a caixa para que a função seja ativada. 

Agora, ao dar um clique direito (ou Control+clique) em uma pasta no Finder, um novo Serviço do Terminal irá aparecer na base do menu contextual. Use essa nova opção - ou atalho de teclado - e o Terminal irá abrir uma nova janela (ou aba) com a pasta que foi escolhida pelo usuário.

terminalfolder_01.jpg

Comando pode ser feito no menu contextual ou a partir de um atalho de teclado

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail