Home > Dicas

Como criar atalhos com a tecla Tab no Snow Leopard

Nova versão do sistema operacional da Apple permite que usuário configure essa opção de várias formas, facilitando o acesso a funções

Macworld/EUA

23/11/2009 às 15h19

Foto:

Uma das novidades do Snow Leopard em relação aos atalhos do teclado é a capacidade de aceitar a tecla Tab como parte da combinação para determinados comandos. No caso do OS X 10.5, pressionar Tab na criação de novos caminhos para o teclado (em Preferências do Sistema, Keyboard & Mouse) não fazia efeito algum – apenas Option, Shift, Control e Command podiam ser usadas.

Veja também:

> Cinco truques que usam a tecla Esc

> Cinco truqyes que usam a tecla Control

Já o Snow Leopard permite que a tecla Tab seja usada com qualquer combinação e até mesmo alternar entre as janelas no modo Exposé, com a combinação Option+Tab. É uma boa opção para quem está acostumado com o comando Command+Tab para alternar entre as aplicações.

tab-150.jpg

Ganhe novos atalhos com a tecla Tab

Para isso, abra o painel Keyboard & Mouse, que fica nas Preferências do Sistema, e clique na aba Keyboard Shortcuts. Procure a opção Exposé e Spaces na coluna da direita e dê um duplo clique sobre seu atalho. Pressione Option+Tab para definir o novo comando e pronto.

Este é só um exemplo básico, claro. O panorama geral é que agora a tecla Tab pode ser usada com uma série de combinações para inúmeras funções.  Mas fique atento para não usar comandos repetidos, já que alguns novos programas incluem atalhos com a mesma tecla. No Safari, por exemplo, o comando Control+Tab (e Shift+Tab) são usados para alternar entre as abas do navegador.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail