Home > Dicas

Como criar partições no HD do seu Mac

Com alguns passos simples no Utilitário de Disco do Mac, o usuário pode criar espaços separados dentro do disco rígido do computador

Macworld/EUA

03/06/2011 às 14h54

Foto:

Separar seu disco rígido em partições pode ter diversos usos. Entre os mais comuns, está rodar Windows com o BootCamp (ideal para usuários que vivem transitando entre as plataformas da Apple e da Microsoft), separar dados de aplicações ou mesmo definir um espaço de “rascunho”, para jogar arquivos utilizados durante edição de vídeos, por exemplo.  Por mais que esse processo pareça complexo para muitos usuários, o Utilitário de Disco do Mac torna esse procedimento muito simples.

Para isos, abra o Utilitário de Disco (encontrado em Aplicativos, Utilitários), clique no drive correspondente e, em Esquema de Volume, escolha o número de partições que deseja. Após isso, clique em cada uma delas e defina um nome e um tamanho. Caso a opção de Esquema de Volume esteja inacessível, basta clicar no sinal de positivo (+) embaixo da representação do disco para adicionar partições.

Depois disso, escolha o formato apropriado – Mac OS Expandido, para partições que contenham o sistema operacional da Apple, ou MS-DOS (FAT), caso seja dedicada para o BootCamp. Por fim, clique em Aplicar.

O mais indicado é fazer essa separação do disco quando ele estiver vazio, ou assim que o usuário configura o Mac OS X. O Utilitário do Disco pode, às vezes, particionar um drive que já contenha dados, sendo assim, faça sempre um backup antes de começar esse processo. Esse utilitário não é capaz de particionar o disco de inicialização do OS X – isso só pode ser alcançado após desligar a máquina e reiniciar com o disco de instalação. 

 

particionarhdmac01.jpg
Caso precise instalar o Windows no Mac, formate a partição com formato MS-DOS (FAT)

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail